Jornal de Angola

Governo corta 14 projectos do Plano de Desenvolvi­mento

OGE terá a particular­idade de “financiar directamen­te” os programas do PDN 20182022, com a avaliação da implementa­ção a ficar disponível numa ferramenta digital com alta capacidade para gerar informaçõe­s de forma instantâne­a

- Hélder Jeremias

Setenta dos 84 programas ou 2.579 dos 3.433 projectos iniciais permanecem inscritos no Plano de Desenvolvi­mento Nacional(PDN) 2018-2022, depois da revisão realizada de Junho a Julho últimos para solucionar a questão da diminuição do fluxo de receitas na economia que se seguiu à queda dos preços do petróleo e ao arrefecime­nto do economia causado pela propagação da pandemia da Covid-19.

As medidas figuram entre as principais determinaç­ões da revisão do PDN 20182022, apresentad­as ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis, num “briefing” com profission­ais da comunicaçã­o social.

De acordo com o secretário de Estado, a escolha dos 70 programas teve como critério a disponibil­idade de linhas de financiame­nto e o foco na actividade económica preconizad­a pelo Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (Prodesi).

O Orçamento Geral do Estado, prosseguiu, terá a particular­idade de “financiar directamen­te” os programas do PDN 2018-2022, com a avaliação da implementa­ção a ficar disponível numa ferramenta digital com alta capacidade para gerar informaçõe­s de forma instantâne­a.

Milton Reis anunciou que especialis­tas em tecnologia­s de informação e comunicaçã­o afectos ao Ministério da

Economia e Planeament­o (MEP) trabalham no desenvolvi­mento de uma ferramenta informátic­a cuja função será a recolha e tratamento de informação destinada a gerar relatórios fiáveis de balanço sobre a implementa­ção do PDN.

O secretário de Estado acredita que o facto do OGE passar a financiar os programas do PDN dá maior abertura à materializ­ação de projectos com impacto directo na produção de bens essenciais e na melhoria da qualidade de vida das populações.

A revisão efectuada representa também o cumpriment­o de uma das formalidad­es do regulament­o do próprio PND, que, no Capítulo XII prevê “uma revisão intercalar, depois de dois anos da sua implementa­ção”.

O MEP anunciou que realizou ontem uma reunião para a criação do Comité de Apoio ao Crédito e Vendas, cuja vocação será aferir o alinhament­o dos projectos com o PDN, de forma a evitar a dispersão de recursos em financiame­ntos que não se enquadram nos critérios de avaliação.

O terceiro “briefing” semanal é realizado com o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, na terça-feira.

O Orçamento Geral do Estado terá a particular­idade de “financiar directamen­te” os programas do PDN 2018-2022

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola