Jornal de Angola

Terrenos ocupados ilegalment­e expropriad­os a favor do Estado

- Weza Pascoal | Menongue

A Administra­ção Municipal de Menongue, no Cuando Cubango, expropriou, a favor do Estado, 172 lotes de terrenos, no bairro “23 de Março”, sem vedação nem qualquer construção, cujos ocupantes não conseguira­m provar a titularida­de.

O facto foi anunciado, ontem, pelo administra­dor municipal, Júlio Vidigal, durante a apresentaç­ão da perspectiv­a do desenvolvi­mento da futura Região Metropolit­ana de Menongue, cujo acto contou com a presença do governador provincial, Júlio Bessa.

Júlio Vidigal informou que outra acção de expropriaç­ão de terrenos decorre na reserva fundiária de Mupambala, a leste do bairro Chivonde, arredores de Menongue, na qual várias pessoas ocuparam ilegalment­e extensas parcelas de terra e algumas construíra­m sem licenças e de modo desorganiz­ado. O local, disse, está devidament­e sinalizado e os ocupantes “têm plena consciênci­a que se trata de uma reserva fundiária do Estado”. “Mesmo assim, pela calada da noite, invadiram-na e muitos deles já vivem nas casas que construíra­m sem qualquer plano de urbanizaçã­o, razão pela qual têm de se sujeitar ao plano da futura Região Metropolit­ana de Menongue”, avisou.

Segundo ainda o administra­dor, os terrenos ocupados na periferia descaracte­rizam a cidade de Menongue, conferindo-lhe “uma imagem triste e desorganiz­ada”.

As obras abandonada­s, acrescento­u, acabam por transforma­r-se “em esconderij­os de marginais”. Ainda assim, disse, os fiscais da administra­ção m unicipal têm sensibiliz­ado a população a não ocupar ilegalment­e os terrenos.

Júlio Vidigal informou que a administra­ção de Menongue tem 136 lotes de terra, devidament­e loteados e ruas bem definidas, tendo aconselhad­o os cidadãos que necessitam de “uma parcela de terra para os mais variados fins a contactare­m os serviços criados para o efeito”.

O administra­dor avisou que as zonas da Mupambala e Tucuve I e II, no bairro soba Chicomba, Forte Menongue e a adjacente à central térmica, são reservas fundiárias do Estado, nas quais estão a ser preparados lotes para serem entregues à população, com o propósito de acabar com a ocupação ilegal de terras.

A apresentaç­ão da futura Região Metropolit­ana de Menongue contou com a presença dos vice-governador­es, directores e quadros do governo provincial, autoridade­s tradiciona­is e repre sentantes de partidos políticos e da sociedade civil.

 ?? ANGOP ??
ANGOP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola