Jornal de Angola

Órgãos sociais do Comité de Direitos Humanos tomam posse

-

O Comité Provincial dos Direitos Humanos no Bengo iniciou, ontem, funções, em Caxito, com a tomada de posse dos órgãos sociais, com o objectivo de salvaguard­ar os direitos humanos e fazer um trabalho de advocacia em prol da defesa, protecção e promoção dos direitos humanos.

Em declaraçõe­s à imprensa, o coordenado­r do comité, Ambrósio Casal, explicou que o órgão, criado em 1997, não tinha condições para o funcioname­nto, mas agora, com a revitaliza­ção, pretende-se dar uma nova dinâmica na actividade.

O Comité Provincial do Bengo, disse, vai, igualmente, trabalhar em estrita colaboraçã­o com a Polícia Nacional para que, em casos de detenções, sejam salvaguard­ados os direitos humanos dos detidos.

Ambrósio Casal, que é, igualmente, delegado do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos no Bengo, esclareceu que o trabalho do comité não choca com o trabalho da Provedoria de Justiça, pois são órgãos com focos diferentes, apesar de terem como principal beneficiár­io o cidadão.

Na ocasião, o vice-governador provincial do Bengo para o sector político, social e económico, José Bartolomeu Pedro, disse que o comité provincial dos direitos humanos tem uma missão difícil, mas possui as ferramenta­s necessária­s para fazer um bom trabalho em prol dos direitos dos cidadãos do Bengo.

Os comités provinciai­s dos Direitos Humanos são órgãos mistos compostos por representa­ntes de instituiçõ­es Públicas e por organizaçõ­es da sociedade civil. Criados em 1997 pelo Ministério da Justiça, com o apoio da então Divisão dos Direitos Humanos, das Nações Unidas em Angola, tem uma vigência permanente e é tutelado pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇOES NOVEMBRO ?? Ambrósio Casal, coordenado­r do Comité
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇOES NOVEMBRO Ambrósio Casal, coordenado­r do Comité

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola