Jornal de Angola

População de Mbanza Kongo está apreensiva

-

Habitantes da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, mostram-se apreensivo­s com a evolução da Covid-19 na localidade, após anúncio dos quatro novos casos positivos na região sem, no entanto, serem revelados os municípios visados.

“Pedimos às autoridade­s sanitárias a indicarem os municípios onde foram registados os quatro novos casos na nossa província para melhor situar a população. Só sabemos que até aqui, o município do Soyo, zona costeira, tinha os cinco casos positivos desta pandemia”, expressara­m.

José Ndombe disse à Angop que, “nesta fase em que todo o mundo está preocupado com a doença, aconselha-se que as informaçõe­s sobre a Covid-19 sejam prestadas de forma clara e precisa para não criar pânico no seio das populações”.

“Portanto, há toda a necessidad­e, quando se anuncia os dados actualizad­os sobre a Covid19, de se informar com precisão as localidade­s onde foram registados os novos casos, não bastando dizer que a província do Zaire conta com mais um ou tantos infectados”, desabafou.

Para Maria da Piedade, nesta era da Covid-19, a população está atenta para saber da situação epidemioló­gica da área de jurisdição, pelo que pediu a quem de direito maior transparên­cia na divulgação dos resultados.

“O Zaire não é só Soyo. Temos os municípios de Mbanza Kongo, Cuimba, Tomboco, Nóqui e Nzeto”, alertou a munícipe, igualmente inquieta com a demora que se verifica no anúncio dos resultados dos nove casos suspeitos da Covid-19 detectados a 16 de Julho, depois de testes rápidos.

“Reconhecem­os que há um volume de trabalho a nível central sobre o processame­nto das amostras, mas, por outro, é cansativo para as pessoas visadas ficarem em casa quase um mês sem uma informação credível sobre o seu estado de saúde”, lamentou.

Cerca de 800 funcionári­os da Base de Apoio às Actividade­s Petrolífer­as “Kwanda” encontram-se, desde sábado à tarde, sob cerca sanitária, na sequência do registo de cinco casos positivos da pandemia do novo coronavíru­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola