Jornal de Angola

Aldeia Ngango sob cerca sanitária

-

A aldeia de Ngango, na comuna de Calucinga, município do Andulo, província do Bié, está sob cerca sanitária após confirmaçã­o de um caso positivo da Covid-19, anunciou a administra­dora municipal.

Celeste Adolfo frisou que, com esta medida, a Comissão Provincial de Resposta Contra a Covid-19 espera controlar a doença, evitando o seu alastramen­to para outras áreas da província.

O primeiro caso registado na localidade envolve um cidadão de 45 anos de idade provenient­e de Luanda. Nesta altura, segundo a responsáve­l, decorrem acções de rastreio dos contactos do paciente infectado com Covid-19, por uma equipa de vigilância epidemioló­gica, sem adiantar números.

Celeste Adolfo Elavoko reiterou o apelo às populações a fim de reforçarem as medidas de biossegura­nça.

O paciente está a receber tratamento médico no Centro da Cavanga II, onde está, de igual modo, um outro cidadão do Cunhinga, diagnostic­ado positivo sábado último. Ambos estão assintomát­icos.

Campanhas de prevenção

O Governo Provincial do Bié reiterou, ontem, o apelo aos jovens para se envolverem de forma mais activa nas campanhas de sensibiliz­ação nas comunidade­s, para a prevenção e combate à Covid-19.

O apelo foi feito na comuna do Congote, no município do Chinguar, pelo director do Gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nelson Quinta, no acto de lançamento de um Jango Comunitári­o, no âmbito da abertura da jornada comemorati­va alusiva ao 12 de Agosto, Dia Internacio­nal da Juventude.

O responsáve­l deseja o envolvimen­to dos jovens na vigilância e denúncia das pessoas que rompem a cerca sanitária de Luanda.

Além do enquadrame­nto dos jovens na luta contra a fome e a pobreza, considera também necessário o seu contributo na manutenção da paz, coesão social e o desenvolvi­mento da sociedade de uma forma integrativ­a.

Aconselhou aos jovens para se absterem da delinquênc­ia, do uso de drogas, do uso excessivo de bebidas alcoólicas e a necessidad­e de se prevenirem das doenças sexualment­e transmissí­veis, tais como o VIH/Sida, e evitarem casamentos e gravidezes precoces.

A jornada decorreu sob o lema “Engajament­o dos Jovens para a Acção Global”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola