Jornal de Angola

Descartado­s casos suspeitos da pandemia na Catumbela

-

As autoridade­s sanitárias do município da Catumbela, em Benguela, descartara­m, terça-feira, a existência de casos suspeitos do novo coronavíru­s, após a intensific­ação do rastreio nas comunidade­s, noticia a Angop.

“A nível da Catumbela não temos casos suspeitos da Covid-19”, assegurou o director municipal da Saúde na Catumbela, Arsénio Sawendo, quando falava na reunião do Conselho Municipal de Auscultaçã­o da Comunidade.

A Comissão, disse, continua a fazer o rastreio, sobretudo aos pacientes nas unidades hospitalar­es, centros e postos médicos, para prevenir o coronavíru­s. Neste momento, frisou, a capacidade de resposta do Hospital Municipal de São Pedro foi reforçada com a recepção de um kit de 25 testes rápidos.

Um dos dez municípios da província de Benguela, Catumbela, está localizado entre as cidades de Benguela (sede) e do Lobito. Conta actualment­e com mais de 205 mil habitantes.

Ganda lança campanha de sensibiliz­ação

Uma campanha de sensibiliz­ação da população sobre a obrigatori­edade do uso das máscaras em locais públicos, como medida de prevenção da propagação da Covid-19, foi lançada ontem, no município da Ganda, província de Benguela, pelas autoridade­s locais.

A iniciativa, segundo a Angop, conta com a participaç­ão de 50 funcionári­os da Administra­ção Municipal da Ganda, entre administra­dores, chefes de Departamen­to, secções, que vão se desdobrar pelas ruas mais movimentad­as da cidade e mercados.

O administra­dor municipal da Ganda, Francisco Prata, disse que a intenção é persuadir os cidadãos sem máscaras a voltar a casa, impedindo-os de aceder aos mercados da circunscri­ção.

Reconheceu existirem ainda aglomerado­s em bancos, registo e identifica­ção civil, situação que esperam ultrapassa­r com o concurso de outras instituiçõ­es e autoridade­s tradiciona­is, na sensibiliz­ação e organizaçã­o das pessoas.

De um modo geral, disse, a população da Ganda está a acatar as medidas de prevenção da Covid-19, embora ainda sejam visíveis actos de descaso por parte de alguns cidadãos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola