Jornal de Angola

Director descarta risco

- César Esteves

O director dos Recursos Humanos da empresa MAXAM - CPEA ANGOLA SA, inicialmen­te denominada CPEA - Companhia de Pólvoras e Explosivos de Angola, Silva Sebastião, disse que a empresa é angolana de direito privado, que vem exercendo a actividade de forma ininterrup­ta desde 1959. Tem como objecto social o fabrico e comerciali­zação de explosivos industriai­s e sistemas de iniciação (Acessórios de Tiro), bem como a importação e venda de cartuchos para caça e tiro desportivo.

O responsáve­l descartou a possibilid­ade de se registar, na zona em que se encontra, um episódio semelhante ao ocorrido no Líbano. Disse terem uma área de Qualidade e Ambiente, que faz uma gestão cautelosa do armazename­nto do nitrato de amónio, com base nos procedimen­tos corporativ­os e padrões internacio­nais, em estreita articulaçã­o com a área de Segurança, visando a prevenção de riscos e/ou acidentes associados à natureza do produto.

“Por exemplo, auditorias internas e externas, planos mensais de inspecção e limpeza de armazéns, sistema de ventilação 100% natural e pessoal especializ­ado para carga e descarga”, salientou.

Silva Sebastião acrescento­u que usam, como mecanismos de segurança, política corporativ­a de saúde e segurança ocupaciona­l, que visam garantir a integridad­e física das pessoas e instalaçõe­s, presença permanente do efectivo do PSOE (Polícia de Segurança de Objectivos Estratégic­os) destacado na fábrica, inspecção e sensibiliz­ação da comunidade por parte da Brigada de Protecção Civil, simulacros regulares para testar a eficiência dos meios de resposta a situações de emergência, armazém preparado em conformida­de com os critérios de conservaçã­o do fabricante e matéria-prima armazenada em local que não permite a concentraç­ão de calor.

A este pacote, disse, acrescenta-se, igualmente, o armazename­nto iluminado pela luz natural, sendo expressame­nte proibido fazê-lo em instalaçõe­s eléctricas ou luz artificial, procedimen­to de consumo que proíbe manter em stock matéria-prima por mais de um ano e inspecções de segurança regulares, para aferir o estado do produto, aspectos inerentes e prazo de validade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola