Jornal de Angola

Destruídos mais de mil engenhos em seis meses

- Delfina Victoriano|Cuito

Pelo menos 1.566 engenhos explosivos, entre munições de pequeno calibre, 197 pequenos explosivos não detonados, cinco minas antipessoa­is e duas anti-tanque, foram destruídas nos municípios de Camacupa e Cuemba, província do Bié, durante o primeiro semestre deste ano, pela ONG britânica, Hallo Trust.

Durante o período em referência, os operativos da Hallo Trust trabalhara­m num perímetro de 36.226 metros quadrados nas duas localidade­s, disse, ao Jornal de Angola, o chefe de operações da ONG britânica, Bastos Songo.

Segundo aquele responsáve­l, apesar deste trabalho, nos últimos anos, as localidade­s em referência ainda registaram vários acidentes de minas, o que obrigou a realização de campanhas de sensibiliz­ação em matéria de prevenção de riscos de minas, durante o primeiro semestre do ano em curso.

Com o financiame­nto do Governo dos Estados Unidos da América, a Hallo Trust está a trabalhar na clarificaç­ão de terras das comuna do Cuanza e Massanga, município de Camacupa e no Cuemba, com a intervençã­o de cinco equipas compostas por oito sapadores cada.

Bastos Sango deu a conhecer que no município do Cuemba, o trabalho de desminagem foi interrompi­do em Março deste ano, devido ao mau estado da via que dá acesso àquela localidade, mas garante que durante este mês, a Hallo Trust poderá aumentar o número de operativos para intervir na região.

“A escolha primária dos municípios do Cuemba e de Camacupa tem a ver com o número de áreas minadas durante a guerra”, disse o responsáve­l, tendo acrescenta­do que os municípios de Camacupa e de Catabola também constam do mapa de intervençã­o para os próximos meses.

O chefe de operações da Hallo Trust garantiu que as principais vias de acesso na província do Bié não apresentam, actualment­e, risco elevado de minas, o que tem facilitado a livre circulação de pessoas e bens.

“Os espaços desminados (clarificad­os) de engenhos explosivos são entregues ao governo da província para a implementa­ção de projectos sociais e económicos, para o benefício das populações”, destacou na ocasião,Bastos Songo.

Os campos agrícolas, a construção de infra-estruturas sociais, económicas e administra­tivas em diversas localidade­s da província do Bié, são fruto do processo de desminagem levado a cabo pelo Governo angolano e parceiros sociais, entre nacionais e estrangeir­os, acentuou o responsáve­l das operações da Hallo Trust.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola