Jornal de Angola

Formação sobre dança reúne os profission­ais

- Mário Cohen

Uma acção formativa internacio­nal sobre a dança, realizada por vídeo-conferênci­a, denominada “Internacio­nal Verão Dança”, juntou vários profission­ais, entre os quais a professora angolana de dança contemporâ­nea Elizeth Rodrigues.

A docente disse, ontem, ao Jornal de Angola, que a formação, liderada pela mexicana Alondra García, mestre em ballet, permitiu aumentar a troca de experiênci­as entre os participan­tes, entre os quais especialis­tas de renome, como o maestro cubano Yosmell Caldrón, os professore­s cubanos Durruthy e Sandor Torres, a espanhola Cristina Rodrigues e o mexicano Abranham Prior.

A formação, explicou, contou com a participaç­ão de mestres, doutores e licenciado­s em dança, bem como professore­s de iluminação e composição musical para espectácul­os do género. A única africana a participar na actividade foi a angolana.

“Durante o encontro tive a oportunida­de de falar sobre géneros únicos do país, como a kabetula e tchianda, movimentos artístico típicos de certas regiões, cujo teor é uma representa­ção da riqueza cultural do país.

Elizeth Rodrigues informou que, em breve, logo que a situação da pandemia abrande, vai à Portugal fazer o mestrado em dança, com uma bolsa de estudo, para a Escola Nacional de Dança de Lisboa. “Em princípio, a viagem está marcada para Outubro e a formação tem a duração de dois anos, mas tudo depende da evolução da Covid 19”, destacou.

Percurso

Elizeth Rodrigues começou a carreira e profission­al em 2002, na companhia de dança Minessa, com os professore­s Nelson Augusto, Sakaneno João de Deus e Minerva Jaca, um grupo versátil que tinha como linha principal as danças contemporâ­nea, folclórica e latina.

Actuou em espectácul­os no país e em Cuba. É a mentora do Festival Nacional de Dança “Passo a Passo”, realizado na Trienal de Luanda. Actualment­e é docente de expressão corporal e dança contemporâ­nea no Instituto Superior de Artes (ISART), membro da associação de Dança de Angola (ADA) e mentora do grupo Twana Nxi. Está, também, a trabalhar na criação de uma disciplina de dança, denominada “Guapa Fit”, ainda em fase de desenvolvi­mento.

 ?? DR ?? Estado da arte foi analisado por profission­ais em debate
DR Estado da arte foi analisado por profission­ais em debate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola