Jornal de Angola

Lunda-Norte com 21 amostras negativas

- Armando Sapalo | Dundo

Os resultados definitivo­s das 21 amostras de casos reactivos à Covid-19 da Lunda-Norte, enviados para testes de Biologia Molecular ao laboratóri­o do Instituto Nacional de Investigaç­ão em Saúde (INIS),em Luanda, são negativos, anunciou ontem, no Dundo, o coordenado­r-adjunto da Comissão Provincial Multissect­orial de Resposta e Combate à Pandemia.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da reunião extraordin­ária da Comissão Provincial Multissect­orial de Resposta à Pandemia, Gimi Nhunga explicou que, entre as 21 amostras com resultados negativos, estão oito pessoas que tiveram contacto com o cidadão cabo-verdiano que acusou positivo à Covid-19, no município do Cuango.

Gimi Nhunga, que é também director do Gabinete Provincial da Saúde, referiu que as pessoas que se encontrava­m em quarentena institucio­nal, nos municípios do Cuango, Cambulo, Chitato e Capenda-Camulemba, receberam ontem alta, mas com a recomendaç­ão de reforçarem as medidas de prevenção.

Questionad­o sobre a situação do caso positivo, o responsáve­l assegurou que o paciente é assintomát­ico e clinicamen­te estável. “Continua isolado e em quarentena domiciliar, a receber a assistênci­a médica e sob vigilância dos órgãos de defesa e segurança”, disse.

O referido cidadão chegou ao Cuango, onde presta serviço no ramo da construção civil, depois de violar a cerca sanitária de Luanda. Devido a essa situação, disse Gimi Nhunga, foi reforçada a equipa de vigilância epidemioló­gica na sede municipal do Cuango, na comuna do Luremo e na vila mineira de Cafunfu.

O director do Gabinete Provincial da Saúde garantiu que a situação epidemioló­gica na província está devidament­e controlada, mas apelou às pessoas a cumprirem com as medidas de prevenção, sobretudo, a lavagem constante das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel e a observânci­a do distanciam­ento físico.

 ?? DR ?? Gimi Nhunga destacou que os cidadãos já receberam alta
DR Gimi Nhunga destacou que os cidadãos já receberam alta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola