Jornal de Angola

Governador leva mensagem da prevenção às comunas de Cassumbi e Chivaulo

- José Chaves | Andulo Kamuanga Júlia | Saurimo

O governador do Bié exortou as populações das comunas de Cassumbi e de Chivaulo, no município do Andulo, a reforçar as medidas de segurança contra a Covid-19, numa altura em que a província já registou dois casos positivos da pandemia.

Pereira Alfredo, que constatou o cumpriment­o da Situação de Calamidade Pública e a aplicação das medidas de prevenção, referiu que cada cidadão deve levar a mensagem da prevenção para onde for.

O governador insistiu no cumpriment­o das medidas da Situação de Calamidade Pública e a necessidad­e do uso de máscaras em locais públicos, lavagem das mãos com água e sabão e o distanciam­ento social. Pereira Alfredo deixou recomendaç­ões claras e apelou à população para denunciar os cidadãos provenient­es de locais sob cercas sanitárias.

“A província do Bié já tem dois casos positivos importados de Luanda, por isso, devemos reforçar a vigilância, denunciand­o todos aqueles que violam as cercas sanitárias”, apelou.

O governador apelou, por outro lado, maior vigilância nas zonas fronteiriç­as, pelo facto das duas comunas fazerem fronteira com Malanje e Huambo. Em Chivaulo, Pereira Alfredo inspeccion­ou o posto de controlo montado próximo da travessia do Rio Cutato, na fronteira com o município do Mungo, província do Huambo.

O porta-voz da Comissão Provincial de Resposta à Covid-19, João Campos, informou que a província controla 33 cidadãos vindos de Luanda, sendo que 16 estão a cumprir a quarentena institucio­nal e 17 a quarentena domiciliar.

“Na sexta-feira, foram testados seis cidadãos, cujos resultados foram negativos. No total, já realizámos 352 testes, dos quais 16 reagiram a IGG e 25 a IGM. Temos 124 pessoas em quarentena, dos quais 54 em domiciliar e 70 em institucio­nal. Foram enviadas 50 amostras à Luanda, dos quais dois são positivos”, explicou.

Sobre os contactos dos dois casos positivos, João

Campos garantiu estarem isolados e, dentro de poucos dias, serão feitas a recolha das amostras para os testes de Biologia Molecular, em Luanda.

As populações das comunas de Cassumbi e Chivaulo beneficiar­am de apoios do Governo do Bié, com a entrega de kits de costura, inputs agrícolas e cadeiras de rodas.

Saúde no Andulo

O município do Andulo tem 28 pessoas em quarentena institucio­nal e domiciliar, depois de ter sido registado o primeiro caso positivo da Covid-19, na aldeia do Gango, onde foi criada uma cerca sanitária.

O director municipal da Saúde, José Cambuta, disse que foram realizados 58 testes rápidos, dos quais um positivo, seis reactivos a IGM e quatro a IGG.

José Cambuta referiu que o município do Andulo dispõe de um centro de tratamento no antigo Hospital Missionári­o do Chilesso, com três salas de internamen­to e uma zona de descontami­nação. Os centros de quarentena institucio­nais foram instalados na sede municipal e na comuna de Calucinga, com 52 camas.

O governador

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pereira Alfredo insistiu no cumpriment­o das medidas de prevenção
EDIÇÕES NOVEMBRO Pereira Alfredo insistiu no cumpriment­o das medidas de prevenção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola