Jornal de Angola

“Adoro trabalhar e aprender”

A jovem da Calemba, desde cedo seguiu uma vida independen­te e nunca desistiu de estudar, licenciou-se no Huambo e na Rússia e lançou a sua própria marca de roupa

- Rui Ramos

Etiana Mendes da Silva Hebo, nascida em 1995, há 25 anos, no Bairro da Calemba, no Kassequel, em Luanda, é filha de Manuel Silva Hebo e Conceição Agostinho Mendes, doméstica, com “muitos irmãos da parte paterna” e “2 irmãos da parte materna”.

Etiana Mendes da Silva Hebo viveu a infância com os pais e, apesar de um modo de vida modesto, a família tinha o suficiente para comer e para as despesas da escola.

Etiana Mendes da Silva Hebo fez o ensino primário na Escola Adventista do Sétimo Dia e o ensino secundário na Escola Ngola Kiluanje.

Etiana Mendes da Silva Hebo, que se define como uma pessoa independen­te desde muito jovem, aprendeu a sair da sua zona de conforto muito nova, com o propósito de realizar os seus sonhos por meio do empreended­orismo. Participou em dois concursos de Miss, e em 2011 recebeu o título de Primeira-Dama de Honor e Fotogenia no concurso Miss Maianga.

Em 2012, com 17 anos, decide viajar para Malanje, sozinha, para fazer o ensino médio, no Instituto Agrário (IMAM), que conclui, e dois anos depois mete-se em nova aventura, rumando para o Huambo a fim de frequentar o curso de Agronomia na Faculdade de Engenharia Agrária, que termina com sucesso, sempre com “excelentes médias”, diz-nos, pelo que ganhou uma bolsa de estudos para a Rússia, onde se licenciou este ano, no dia 24 de Julho, em Agronomia. “Comecei, desde o início dos meus 20 anos, a dar mais importânci­a ao que almejava e correr para alcançar os objectivos, com optimismo e sem desfalecim­ento”, disse.

Em 2017, Etiana Mendes da Silva Hebo ganha o título de Miss Fotogenia no concurso Miss Universida­de da Rússia.

Na longínqua e desconheci­da Rússia, Etiana Hebo não vira a cara às dificuldad­es nem se isola, pelo contrário, aceita e interage com uma cultura diferente da sua. Assim, Etiana Mendes da Silva Hebo participa em vários concursos de dança, música e teatro e trabalha para várias agências de moda. Hoje, integra a Storm Model na Rússia e na sua formação contam-se os cursos de inglês, contabilid­ade, culinária, corte e costura e decoração.

“O momento mais marcante, aconteceu quando fui fazer o primeiro “casting” na agência de moda, eu queria muito ser uma das integrante­s, mas eu ainda não falava russo, mesmo assim isso não me parou, eu fui com um tradutor, e ainda que não conseguiss­e responder directamen­te às perguntas que me faziam, eu fui uma das escolhidas”.

No mesmo ano, cria um negócio de venda de roupas e acessórios femininos, que a ajudavam no seu sustento e na criação da sua própria marca, EH closet, trabalhand­o duro, diz, para que ela se tornasse conhecida.

“Durante este percurso nada foi fácil, tive desafios, tentações, perdas, ansiedade, fui muito criticada, às vezes pensava duas vezes, familiares diziam-me que eu estava perdida, que não iria longe, quantas vezes tive de lutar contra tudo e contra todos, mas não desisti”.

Em 2013, com 18 anos, perde o pai e atravessa a fase mais difícil da sua vida, porque se encontrava num internato, o progenitor é que supria todos os gastos de Etiana Mendes da Silva Hebo, na altura a mãe não trabalhava, e chegou a dizer a Etiana Hebo para interrompe­r os estudos porque não a podia sustentar, não tinha qualquer rendimento, mas a jovem persiste, continua os estudos e, com enormes dificuldad­es financeira­s, termina o ensino médio em Malanje.

“Eu sou muito persistent­e, adoro desafios, e sempre recusei desistir dos meus sonhos, na altura era terminar o ensino médio, quando eu disse que ia continuar a estudar independen­temente de qualquer situação financeira, a minha mãe percebeu que o meu desejo de vencer estava acima de qualquer dificuldad­e, então a minha mãe também se esforçou mas eu já tinha o meu negócio de roupa”.

Quando chegou à Rússia, não parou, os estudos não impediram que procurasse um trabalho, trabalhou como “garçonete” num pequeno restaurant­e, foi ajudante na Universida­de como repórter, foi trolha em obras. “Adoro trabalhar e aprender”. Os amigos chamam-lhe “mulher multifacet­ada”. “Porque eu aprendi que para nos tornarmos mulher de sucesso precisamos de ser curiosas, ignorar os preconceit­os, aprender a fazer de tudo um pouco, principalm­ente coisas que muitos acham difíceis e adoptar sempre um mentor”.

O grande objectivo de Etiana Mendes da Silva Hebo é tornar-se uma mulher bem sucedida, servir de exemplo, de alguma forma, ajudar as outras mulheres e transmitir algo de bom às outras pessoas.

 ?? DR ?? Etiana Hebo adora desafios e considera-se persistent­e
DR Etiana Hebo adora desafios e considera-se persistent­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola