Jornal de Angola

Polícia trava saída ilegal de dinheiro para RDC

- Jaquelino Figueiredo

Um cidadão nacional, 56 anos, cujo nome não foi revelado, foi detido pela Polícia Nacional, ontem, no município do Nzeto, província do Zaire, por tentar expatriar ilegalment­e para a República Democrátic­a do Congo (RDC), USD.2.150,00 e 690.000,00 kwanzas.

De acordo com uma nota da Polícia Nacional, a que o Jornal de Angola teve acesso, o acusado foi detido naquele município, que dista cerca de 300 quilómetro­s da fronteira do Luvo, por suspeita de branqueame­nto de capitais, bem como por não ter justificad­o a proveniênc­ia do dinheiro.

“A detenção do cidadão e a apreensão dos referidos valores em divisa e em moeda nacional deve-se ao facto de o suposto proprietár­io não ter apresentad­o nenhum documento que justificas­se a posse dos valores nem a sua proveniênc­ia, uma vez que, não reside no Nzeto e circulava num camião de pé posto”, lêse na nota da corporação.

O facto ocorreu quando as forças policiais interpelar­am o cidadão nacional em causa, num caminho clandestin­o que dá acesso ao canal fluvial do Nzeto, na posse de valores que o mesmo pretendia expatriar

de forma ilícita para a RDC.

Para mais averiguaçõ­es à volta do assunto, segundo avança a nota, o acusado foi encaminhad­o para o Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) na região.

Entretanto, as Forças da Ordem deram também a conhecer a apreensão de 600 litros de gasolina, acondicion­ados em 24 bidões de 25 litros cada, junto à fronteira do Luvo, no município de Mbanza Kongo, que eram contraband­eados para a vizinha República Democrátic­a do Congo (RDC).

Da apreensão do combustíve­l, que se encontrava numa viatura de marca Toyota, modelo Corolla, cor branca, matrícula LDC-42-86, que circulava à madrugada de sexta-feira, em caminhos não autorizado­s, que dão acesso à RDC, foram também detidos dois supostos proprietár­ios a bordo do veículo, enquanto que o motorista colocou-se em fuga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola