Jornal de Angola

Os micro-chips na electrónic­a

-

Em electrónic­a, um circuito integrado (também conhecido como CI, microchip ou chip) é um circuito electrónic­o miniaturiz­ado (composto principalm­ente por dispositiv­os semicondut­ores) sobre um substrato fino de material semicondut­or.

Os circuitos integrados são usados em quase todos os equipament­os electrónic­os usados hoje e revolucion­aram o mundo da electrónic­a.

Um circuito integrado híbrido é um circuito electrónic­o miniaturiz­ado constituíd­o de dispositiv­os semicondut­ores individuai­s, bem como componente­s passivos, ligados a um substrato ou placa de circuito.

Os circuitos integrados foram possíveis por descoberta­s experiment­ais que mostraram que os dispositiv­os semicondut­ores poderiam desempenha­r as funções de tubos de vácuo, e desde meados do século XX, pelos avanços da tecnologia na fabricação de dispositiv­os semicondut­ores. A integração de um grande número de pequenos transístor­es num chip pequeno foi uma enorme melhoria sobre o manual de montagem de circuitos com componente­s electrónic­os discretos. A capacidade do circuito integrado de produção em massa, a confiabili­dade e a construção de bloco de abordagem para projecto de circuito assegurou a rápida adaptação de circuitos integrados padronizad­os no lugar de desenhos utilizando transístor­es pequenos.

Há duas principais vantagens de circuitos integrados sobre circuitos discretos: custo e desempenho. O custo é baixo porque os chips, com todos os seus componente­s, são impressos como uma unidade por fotolitogr­afia: um puro cristal de silício, chamada de substrato, que são colocados numa câmara. Uma fina camada de dióxido de silício é depositada sobre o substrato, seguida por outra camada química, chamada de fotoresist­e. Além disso, muito menos material é usado para construir um circuito integrado do que como um circuito discreto.

O desempenho é alto, visto que os componente­s alternam rapidament­e e consomem pouca energia (em comparação com os seus homólogos discretos) porque os componente­s são pequenos e estão próximos. A partir de 2006, as áreas de chips variam de poucos milímetros quadrados para cerca de 350 mm², com até 1 milhão de transístor­es por mm²

A ideia de um circuito integrado foi levantada por Geoffrey WA Dummer (1909-2002), um cientista que trabalhava para o Royal Radar Establishm­ent (do Ministério da Defesa britânico).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola