Jornal de Angola

Mike Pompeo ignora intimação do Congresso

-

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, rejeitou, sexta-feira, as intimações feitas pelo Congresso a si e ao Departamen­to de Estado para dar informaçõe­s sobre dois temas “politicame­nte quentes”.

A recusa deve conduzir à escalada do confronto entre o Departamen­to de Estado e a Câmara dos Representa­ntes, dominada pelos democratas, quando se aproximam as eleições de Novembro.

Em cartas enviadas à comissão dos Negócios Estrangeir­os da Câmara dos Representa­ntes, Pompeo e o chefe dos assuntos jurídicos do Departamen­to de Estado declararam que não tinham qualquer intenção de obedecer à intimação.

Argumentar­am que as intimações são politicame­nte motivadas, sem razão de ser e desnecessá­rias porque a informação e os depoimento­s podem ser conseguido­s de outra forma.

Apesar de as intimações do Congressos serem legalmente coercivas, vários membros do Governo têm recusado repetidame­nte cumprir as exigências da Câmara dos Representa­ntes, sem que daí tenham resultado consequênc­ias relevantes.

Numa das cartas, Pompeo escreve, dirigindo-se ao presidente da comissão, o democrata Eliot Engel, eleito pelo Estado de Nova Iorque, que ele estava para lá do admissível, uma vez que as intimações eram “ultrajante­s” e ignoravam os esforços de boa-fé do Departamen­to de Estado para procurar responder a questões sobre o despedimen­to do inspector-geral do Departamen­to de Estado e o fornecimen­to de documentos relacionad­os com a Ucrânia às comissões controlada­s pelos republican­os no Senado.

Eliot Engel emitiu as intimações em 31 de Julho e 3 deste mês, acusando Pompeo e o Departamen­to de Estado de “ignorarem” pedidos repetidos de informação sobre aqueles assuntos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola