Jornal de Angola

Tempos sombrios

-

As suas ambições de industrial­ização na Etiópia estagnaram, entre outros motivos, devido à falta de financiame­nto, como havia acontecido no passado.

Forçado a voltar a sua atenção novamente para o México e com as finanças apertadas, Ellis teve que adaptar-se aos novos tempos, após a Revolução Mexicana, em 1910, e o fim do Porfiriato.

Os tempos turbulento­s e as constantes mudanças no poder levaram-no a perder contratos ambiciosos que havia assinado na era Díaz para estabelece­r uma fábrica de borracha e uma fábrica hidroeléct­rica.

Tendo-se envolvido nos assuntos políticos do país que adoptou como seu, foi investigad­o pelo FBI (na época, chamado apenas Bureau of Investigat­ions) em 1916, embora nenhum antecedent­e criminal tenha sido encontrado contra ele, lembra o historiado­r.

Em 1920, quando o general Álvaro Obregón depôs Venustiano

Carranza, um dos líderes da Revolução Mexicana, Ellis estava ao seu lado, quando o então Presidente mexicano fugiu da Cidade do México, lembra Jacoby.

E quando os EUA finalmente reconhecer­am o Governo de Obregón, em 1923, “Ellis já estava a trabalhar num novo projecto: um acordo de redução de tarifas para vários portos, a fim de atrair mais comércio”.

Mas a saúde não lhe permitiu realizar os novos empreendim­entos. Em 24 de Setembro de 1923, Ellis morreu na Cidade do México eocorpofoi­enterradon­umtúmulo sem nome no Panteão Espanhol.

Durante o seu período de vida no México, Ellis evitou envolver-se com a comunidade americana e ficava num hotel de propriedad­e de um imigrante inglês. Surpreende­ntemente, o homem que se reinventou não deixou património, mas apenas cinco mil dólares de herança para a esposa, Maude.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola