Jornal de Angola

Um empreended­or nato

-

Ellis enriqueceu durante a chamada “Era Dourada” ou “Gilded Age” dos Estados Unidos, quando o país passou por grandes mudanças, com a chegada da industrial­ização, criando milionário­s. Anos antes de se estabelece­r como empresário e intermedia­dor entre investidor­es de Wall Street e do México, Ellis embarcou num ambicioso projecto no Texas.

O comerciant­e viajou para a Cidade do México em 1889 com um sócio e ambos trouxeram cartas de apresentaç­ão aos membros do alto escalão do Governo de Porfirio Díaz.

“Eles convencera­m (Carlos) Pacheco (secretário de Desenvolvi­mento) a aprovar um contrato de 10 anos para assentar até 20 mil pessoas no México”, explica o livro.

Durante os séculos XIX e XX, “houve uma discussão consideráv­el sobre a chamada 'colonizaçã­o' de afro-americanos pelas comunidade­s negra e branca”, embora por razões diferentes, explica Jacoby.

Entre os brancos, observa ele, “havia essa fantasia de 'limpar' etnicament­e o país, de não querer a escravidão, mas tampouco afro-americanos livres, assim que eles deveriam ser enviados de volta à África”. Entre os negros, por outro lado, o racismo estrutural abriu a porta para pensar que “fazia sentido mudar para outro lugar”.

Paralelame­nte, durante o Porfiriato (como ficou conhecido o Governo de Porfirio Díaz), o México investiu para atrair mais imigrantes, principalm­ente da Europa, para “modernizar-se como os Estados Unidos”, diz Jacoby. “Mas Ellis conseguiu convencê-los a trazer negros dos Estados Unidos.”

Sob o argumento de que “os negros eram excepciona­is produtores de algodão, 'os melhores do mundo'”, o Senado mexicano aprovou, em 1889, o seu plano de imigração.

Mas os empreended­ores não levantaram os recursos necessário­s para financiar o programa, mesmo que tenha havido interesse no Texas, explica Jacoby no livro. Isso, combinado com mudanças internas na política do México (Pacheco faleceu), fez com que o plano fosse cancelado em 1891.

Segunda tentativa

Mas Ellis não descansari­a até conseguir. Após breves ambições políticas que o levaram a candidatar-se ao Congresso do Texas, em 1894, decidiu retomar o seu plano de imigração.

A assinatura de um contrato com a Companhia Agrícola Limitada de Tlahualilo levou quase mil afro-americanos a migrar para esta enorme fazenda, localizada no Norte do México, entre Durango e Coahuila, em 1895.

“Acho que este foi o maior número de afro-americanos a emigrar dos Estados Unidos como um grupo ao longo do século XIX”, diz Jacoby.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola