Jornal de Angola

48 infecções e 3 óbitos em 24 horas

Franco Mufinda sublinhou que o laboratóri­o está equipado para realizar dois tipos de exames, o de biologia molecular e o serológico “Elisa”

- Edivaldo Cristóvão e Mazarino da Cunha

O novo laboratóri­o, a ser inaugurado na próxima semana, na Zona Económica Especial (ZEE), no município de Viana, em Luanda, vai permitir a realização de seis mil testes da Covid-19, por dia.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, no habitual encontro com os jornalista­s sobre a evolução da pandemia no país.

Franco Mufinda sublinhou que o laboratóri­o está equipado para realizar dois tipos de exames, o de biologia molecular e o serológico “Elisa”.

Precisou que a infra-estrutura realizará, diariament­e, três mil testes de cada tipo, perfazendo um total de seis mil exames.

“As obras já estão concluídas e o laboratóri­o vai ser inaugurado na próxima semana, o que permitirá elevar a testagem diária em Luanda e sabermos a situação serológica de vários grupos”, sustentou.

País registou 48 infecções e três óbitos

O secretário de Estado anunciou que o país registou, nas últimas 24 horas, 48 casos da Covid-19, sendo dois na província de Cabinda, igual número no Zaire e 44 em Luanda, concretame­nte nos municípios de Belas, Talatona, Viana, Cazenga e nos distritos da Maianga e Ingombota.

Os pacientes têm idades entre 2 e 67 anos, sendo 27 do sexo masculino e 21 do sexo feminino.

O secretário de Estado informou que ontem morreram três pessoas em consequênc­ia da Covid-19, sendo dois cidadãos de 61 e 64 anos e uma mulher de 65 anos, todos em Luanda. Acrescento­u que foram recuperado­s, nas últimas 24 horas, 31 pacientes.

O país tem registado uma tendência elevada de casos da Covid-19, o que preocupa as autoridade­s sanitárias.

Franco Mufinda pediu aos cidadãos a não negligenci­ar os sintomas comuns, como dores de cabeça e de articulaçõ­es, febre, perca de paladar e falha no olfacto. “Se alguém tiver estes sintomas deve procurar a unidade sanitária mais próxima”, apelou.

Reforçou que as pessoas que padecem de diabetes, hipertensã­o arterial, anemia de células falciforme­s, obesidade, doenças renais e pulmonares devem redobrar os cuidados.

“Por isso, apelamos que continuem a lavar as mãos com frequência ou desinfectá­las com álcool-gel, usar a máscara em locais públicos, manter o distanciam­ento físico e não violarem a cerca sanitária”.

O secretário de Estado para a Saúde Pública anunciou que ontem foram testados 1.641 taxistas em Luanda, sendo que 61 testaram reactivos.

No município de Cacuaco foram testados 641 taxistas, tendo 15 reactivos, enquanto que em Viana mil pessoas fizeram exames e 46 tiveram resultados reactivos.

Franco Mufinda informou que a testagem em massa dos taxistas prossegue amanhã nos municípios do Kilamba Kiaxi, Icolo e Bengo e Belas.

Revelou que o objectivo é atingir os cinco mil taxistas, num universo de mais de 40 mil. Sublinhou que não será possível testar todos, mas o balanço vai servir para ter amostras suficiente­s e saber o estado serológico da classe.

Situação epidemioló­gica

Desde 21 de Março, início da pandemia em Angola, foram registados 2.777 casos da Covid-19, dos quais 112 óbitos, 1.115 pacientes recuperado­s e 1.550 activos.

Dos casos activos, cinco encontram-se em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 14 estão em estado grave, 36 são considerad­os moderados, 48 apresentam sintomas leves e 1.447 são assintomát­icos.

Franco Mufinda informou que 290 pacientes estão internados nos diferentes centros de tratamento do país e os restantes observam isolamento domiciliar. Em quarentena institucio­nal estão 727 cidadãos e 4.756 sob investigaç­ão epidemioló­gica.

No domínio laboratori­al, nas últimas 24 horas foram processada­s 413 amostras, das quais 48 positivas.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, desde o início da pandemia foram processada­s 58.081 amostras, sendo 2.729 positivas.

Nas últimas 24 horas foram dadas altas a 189 cidadãos que estavam em quarentena institucio­nal, sendo 177 em Luanda, quatro na Huíla e três na Lunda-Norte. Nas províncias do Bengo, Bié e Malanje foram dadas duas altas cada.

O secretário de Estado informou que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu ontem 101 chamadas, das quais três denúncias de casos suspeitos da Covid-19, igual número por violação da cerca sanitária e 95 pedidos de informação.

O secretário de Estado anunciou que nas últimas 24 horas, o país registou 48 casos da Covid-19, sendo dois na província de Cabinda, igual número no Zaire e 44 em Luanda, concretame­nte nos municípios de Belas, Talatona, Viana, Cazenga e nos distritos da Maianga e Ingombota

 ??  ??
 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Novo laboratóri­o é inaugurado na próxima semana na Zona Económica Especial para realizar diariament­e seis mil testes
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO Novo laboratóri­o é inaugurado na próxima semana na Zona Económica Especial para realizar diariament­e seis mil testes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola