Jornal de Angola

Santuário de Fátima prevê despedir 50 trabalhado­res

-

A queda abrupta nas receitas causadas pela pandemia de Covid-19 está na origem de um plano de reestrutur­ação em curso no Santuário de Fátima. O Santuário de Fátima tem em cursoumpla­nodereestr­uturação que prevê o despedimen­to de até 50 trabalhado­res devido à queda abrupta nas receitas causadas pela epidemia da Covid19, disse a porta-voz do espaço.

Em declaraçõe­s à Lusa, Carmo Rodeia adiantou que o Santuário de Fátima iniciou um plano de reestrutur­ação interna que visa a redução de postos fixos devido à queda abrupta do número de peregrinos, sobretudo estrangeir­os, em virtude da Covid-19.

“Informou-se os trabalhado­res e deu-se a possibilid­ade de reflectire­m sobre a situação contratual de forma voluntária. Por isso, é prematuro estarmos a falar em números concretos para a redução de postos, mas no final do processo estamos em crer que não chegará à meia centena”, disse, adiantando que o santuário tem actualment­e 308 colaborado­res.

Carmo Candeia explicou que a pandemia causou inúmeros constrangi­mentos na vida das pessoas e uma crise económica em todos os sectores, e o turismo não foi excepção, especialme­nte o turismo religioso, com um impacto muito significat­ivo no fluxo de trabalho e na gestão económico-financeira do santuário.

“Desde o início da pandemia que verificámo­s no santuário uma diminuição muito expressiva do número de peregrinos, sobretudo estrangeir­os. Entre os dias 13 de Março e 30 de Maio, o santuário não teve peregrinos e desde que desconfiná­mos, retomando as celebraçõe­s com a presença de peregrinos, a verdade é que tivemos quebras em Junho, Julho e Agosto nos grupos organizado­s, sobretudo grupos estrangeir­os, superiores a 95%”, disse a porta-voz.

Carmo Rodeia explicou que o plano começou logo no início da pandemia quando se percebeu que iria impor restrições ao acolhiment­o de peregrinos e com a redução da actividade, nomeadamen­te ao nível formativo, catequétic­o e cultural, com a suspensão ou cancelamen­to de actividade­s diversas, como, por exemplo, o simpósio que costuma ocorrer em Junho, encontros formativos e retiros.

 ?? DR ?? Santuário de Fátima iniciou um plano de reestrutur­ação
DR Santuário de Fátima iniciou um plano de reestrutur­ação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola