Jornal de Angola

Banco Mundial vai conceder nova tranche de usd 500 milhões

-

O Projecto de Desenvolvi­mento do Sector de Águas (PDISA), financiado pelo Banco Mundial com uma linha de 150 milhões de dólares, tem em vista, para breve, a abertura de outra de 500 milhões, que permitirá prosseguir-se com a cifra de mais de 25 mil ligações domiciliar­es efectuadas em cada uma das províncias abrangidas.

Segundo o secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa, as condiciona­ntes financeira­s, nos últimos cinco anos, levaram a que apenas 18 por cento das empreitada­s em curso fossem concluídas.

O Ministério da Energia e Águas trabalha, ininterrup­tamente, para assegurar o acesso à rede pública de água às populações do país no mais curto espaço de tempo, tendo abastecido, no quadro do actual programa de contingênc­ia, entre 50 e 60 por cento dos consumidor­es pela rede não convencion­al.

Dados avançados indicam que o programa abasteceu 3,5 milhões de litros/dia, embora o ideal fosse atingir-se a cifra dos seis milhões de litros.

Mesmo sem ser o ideal, o secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa, esclareceu no espaço Grande Entrevista da Televisão Pública de Angola (TPA), que será preciso no futuro dedicar quatro a cinco por cento do Orçamento ao sector para estabilida­de da situação.

Actualment­e, disse, o sector beneficia-se de 2,1 ou 2,5 por cento, mas terá de no mínimo caminhar até aos 3,5 por cento para ter atenuada as enormes dificuldad­es actuais desde a captação, tratamento até a distribuiç­ão da água às habitações.

Para Lucrécio Costa, os investimen­tos no sector das águas devem acompanhar o cresciment­o da população, lembrando que, no mundo, há actualment­e, cerca de 1,6 biliões de pessoas sem acesso à água. Quanto aos programas em curso, esclareceu que o “Água para Todos” deverá na sua nova abordagem integrar a estratégia de combate à fome e à pobreza, passando para os governos locais. Ainda assim, far-se-ão os ajustes necessário­s, atendendo as falhas verificada­s.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola