Jornal de Angola

Início do ano escolar aumenta risco de contaminaç­ão de crianças

-

“Vai acontecer, provavelme­nte, porque eles podem apanhar o vírus numa reunião familiar, durante o fim de semana, ou num parque, à tarde, ou através de um colega. Não sabemos, porque o vírus pode estar em qualquer lado”

Presidente da Comunidade de Madrid admitiu ontem que o início do ano escolar colocará as crianças mais expostas, um risco para o qual deve haver preparação.

A presidente de Madrid, a região espanhola mais impactada pela pandemia do novo coronavíru­s, disse ontem que é “provável” que “praticamen­te todas as crianças” fiquem infectadas, seja “numa reunião familiar, num parque ou por um colega”, ao longo dos próximos meses, com o início do ano escolar.

“Vai acontecer, provavelme­nte, porque eles podem apanhar o vírus numa reunião familiar, durante o fim de semana, ou num parque, à tarde, ou através de um colega. Não sabemos, porque o vírus pode estar em qualquer lado”, disse Isabel Díaz Ayuso, numa entrevista à esRadio citada pelo El Mundo.

Em caso de infecção, garantiu a dirigente regional, todos os alunos da mesma turma serão submetidos a um teste PCR e serão mandados para casa aqueles que obtiverem resultado positivo, para que possam assistir às aulas virtuais, mas com reforço de apoio para estes alunos.

“Os colégios vão ser convertido­s em lugares muito seguros, porque em todos estão em curso medidas que nem sequer existem no âmbito familiar”, disse Ayuso, exemplific­ando com a medição diária da temperatur­a dos alunos e a recomendaç­ão de que os idosos não entrem nos centros escolares para recolher ou deixar os netos.

A administra­ção regional contratou uma companhia privada para dar início aos testes serológico­s a 100 mil funcionári­os escolares, para preparar o retorno às escolas.

Sublinhe-se que a Espanha contabiliz­ou ontem mais 8.115 novos casos de Covid-19, dos quais 2.731 diagnostic­ados nas últimas 24 horas, o que eleva para 470.973 o número de infectados desde o início da pandemia. Madrid continua a ser a comunidade autónoma com maior número de novas infecções.

 ?? DR ?? Cuidados são redobrados para proteger as crianças
DR Cuidados são redobrados para proteger as crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola