Jornal de Angola

Fazenda agropecuár­ia relança produção agrícola

- Sónia Maria | Malanje

A fazenda agropecuár­ia Zam-Berna, instalada no município de Mucari, em Malanje, numa área de 370 hectares, está a relançar a produção agrícola e a promover o autoempreg­o no seio das comunidade­s rurais.

O proprietár­io da fazenda, Nzaji Bernardo, que manifestou satisfação pelo relançamen­to da produção agrícola, em 2017, destacou a produção da mandioca, feijão, milho, batata rena e o tomate na presente estação agrícola.

O empreendim­ento gerou emprego directo para 17 pessoas e aposta ainda na criação de gado bovino, caprino e de frangos.

Neste momento, a fazenda Zam-Berna conta com 80 cabeças de gado bovino, 40 caprinos, 15 ovelhas e 60 galinhas e pretende ter mais animais para comerciali­zação da carne no mercado nacional.

O agricultor disse ainda que na presente campanha agrícola 20192020 foram colhidas 114 toneladas de tomate e cinco toneladas de feijão, mas lamentou a falta de incentivos e de meios de mecanizaçã­o para o aumento da produção.

Nzaji Bernardo considerou como sendo importante a produção interna, que deve ser com qualidade desejada para o consumidor e evitar a importação de alguns produtos agrícolas e de sementes diversas.

O agricultor disse ser necessário que se disponibil­ize mais apoios , particular­mente, para o fomento da pecuária.

Esclareceu ainda que a sua fazenda está também a propiciar a oferta de bens de primeira necessidad­e às populações de Mucari, contribuin­do para a sua melhoria de vida.

Nzaji Bernardo afirmou que os funcionári­os da fazenda têm prestado um grande apoio aos camponeses no escoamento dos produtos do campo para os mercados da província.

“Desde a criação da fazenda, em 2017, ela nunca deixou de registar melhorias, sobretudo na oferta de bens de primeira necessidad­e, e encoraja os outros agricultor­es e pessoas singulares para que surjam com mais iniciativa­s do género, permitindo que a região possa contribuir para a autosufici­ência alimentar”.

Muitos camponeses têm dificuldad­es em escoar produtos para os grandes pontos comerciais e sendo uma questão que afecta os produtores, logo precisa-se de soluções urgentes

Com uma extensão de 370 hectares, a fazenda dedica-se à produção de culturas alimentare­s como a mandioca, feijão, milho, batata rena, tomate, entre outras.

Nzaji Bernardo frisou que a mesma se debatecom a falta de máquinas de lavoura, tractores e respectiva­s alfaias de fertilizan­tes e sistema de rega.

Sublinhou que muitos camponeses têm dificuldad­es em escoar produtos para os grandes pontos comerciais e, sendo uma questão que afecta os produtores, logo precisa-se de soluções urgentes. Para ele, o importante é servir o país e contribuir para o fomento da produção nacional com bens essenciais para o consumo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola