Jornal de Angola

Levantada cerca sanitária nas ruas Teófilo e Geografia

- João Constantin­o | Cuito

As autoridade­s sanitárias do Bié levantaram, no principio da tarde de ontem, a cerca sanitária sob as ruas Teófilo Braga e Sociedade Geografia.

De acordo com o chefe de departamen­to de Saúde Pública, Isaías Cambissa, dos 26 contactos directos do caso positivo, 23 cidadãos testados tiveram resultados negativos.

Por esta razão, as autoridade­s sanitárias consideram não haver risco de contágio entre os moradores, porque as amostras através da zaragatoa e testes serológico­s resultaram negativos. “Passado o período de 15 dias, viemos levantar, hoje, este cordão sanitário, pois não há risco de outros contágios nesta área”, afirmou.

Quanto à cidadã infectada e moradora da Rua Teófilo Braga, internada no centro de tratamento da Cavanga 2, o responsáve­l afirmou que a mesma está estável. “Apresenta um quadro muito leve da Covid-19, o que, de certo modo, pode levar-nos, nos próximos dias, a colher outras amostras de controlo, que determinar­ão ou não a sua recuperaçã­o”, disse.

O médico esclareceu que os outros dois casos positivos, dos quatro registados na província, estão estáveis e recuperam satisfator­iamente. A cerca sanitária, nas duas ruas da cidade do Cuito, foi instalada a 23 de Agosto.

Moradores satisfeito­s

No local, os cidadãos mostraram satisfação, depois de 15 difíceis dias. “Não foi fácil ficar com a vida parada dentro de casa por mais de duas semanas. Ficámos dependente­s dos familiares e pessoas próximas para podermos sobreviver, mas foi uma medida necessária para o bem de todos”, afirmou o Raul Eusébio, morador da Rua Teófilo Braga.

Na Rua Sociedade Geografia, os moradores estiveram em quarentena pelo facto de existir uma travessa que liga à rua Teófilo Braga, onde reside a cidadã infectada.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Movimento de pessoas sem restrições na cidade do Cuito
EDIÇÕES NOVEMBRO Movimento de pessoas sem restrições na cidade do Cuito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola