Jornal de Angola

Guiné-Bissau com mais um morto e 30 novas infecções

-

A Guiné-Bissau registou, entre terça-feira e domingo, mais 30 novos casos positivos de Covid-19 e mais uma vítima mortal, elevando o total acumulado para 2.275, segundo dados ontem divulgados pelo Alto-Comissaria­do para a Covid-19.

“Na última semana foram registados mais 30 novos casos positivos”, afirmou a alta-comissária para a Covid-19, Magda Robalo, no balanço semanal sobre a evolução da pandemia provocada pelo novo coronavíru­s no país.

Segundo Magda Robalo, foi também registada mais uma morte, elevando para 39 o total de vítimas mortais provocadas pela pandemia.

No total, a Guiné-Bissau registou, desde o início da pandemia, um total acumulado de 2.275 casos, incluindo 903 casos activos.

A alta-comissária afirmou que o Sector Autónomo de Bissau continua a ser a região do país com mais casos registados. “Temos de ter muita cautela na análise destes dados e não pensem que a Covid-19 acabou na Guiné-Bissau”, disse Magda Robalo, salientand­o que está a ser feito um esforço para aumentar a capacidade do país para realizar testes.

No âmbito do combate à Covid-19, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o Estado de Emergência em Março.

Desde então, o Estado de Emergência foi prolongado por diversas vezes, a última das quais até terça-feira.

O Governo guineense propôs na semana passada ao Chefe de Estado o fim do Estado de Emergência e que seja decretado o Estado de Calamidade. A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 889.498 mortos e infectou mais de 27,1 milhões de pessoas em mais de 215 países e território­s, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 31.283 mortos confirmado­s em quase 1,3 milhões de infectados em 55 países, segundo as estatístic­as mais recentes sobre a pandemia no continente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola