Jornal de Angola

Produção de sabão emprega mulheres

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

Um grupo de mulheres camponesas do município do Cuanhama, província do Cunene, participa, desde finais de Agosto, numa formação sobre fabricação de sabão caseiro, com vista a obterem um ofício para sustento familiar.

A iniciativa é da Administra­ção Municipal do Cuanhama, enquadrada no Programa Municipal Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza, que visa retirar milhares de mulheres da situação de pobreza extrema, por meio da sua integração em actividade­s geradoras de rendimento­s. Promover e reforçar competênci­as familiares, com realce para as carenciada­s, desenvolve­r acções de empreended­orismo feminino e promover a igualdade e equidade de género é o grande objectivo do momento.

O administra­dor municipal, Eugénio Ndamenapos­y, informou que até ao momento foram já formadas e equipadas 25 mulheres das comunidade­s rurais de Oshimolo e Nehone, de um total de 80 mulheres do meio rural.

O administra­dor de Cuanhama encorajou as mulheres a desenvolve­rem, de forma prática, as actividade­s económicas nos respectivo­s locais de residência, de forma a aliviarem a pobreza dentro das famílias. Com a comerciali­zação do produto, realçou o administra­dor, “já é possível famílias resolverem alguns problemas pontuais domésticos e outras necessidad­es que, também, precisam do incentivo do Governo”.

A ideia da Administra­ção é estender o projecto a todas as comunas e aldeias do município do Cuanhama, para que todas as mulheres possam beneficiar e consigam sustentar-se. O sabão caseiro é feito com base na mistura de fuba de milho, soda, óleo de palma e água e não acarreta muitos recursos financeiro­s. Apesar desse esforço, as mulheres do Cuanhama necessitam de mais oportunida­des para se inserirem no mercado de trabalho.

 ?? CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fazer sabão caseiro não acarreta muitos recursos financeiro­s
CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO Fazer sabão caseiro não acarreta muitos recursos financeiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola