Jornal de Angola

Turquia reitera apoio militar ao Governo de Fayez al Serraj

-

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reiterou junto do PrimeiroMi­nistro do Governo líbio reconhecid­o pela ONU o apoio militar de Ancara no conflito armado.

De acordo com uma notícia publicada ontem, no jornal turco “Hurriyet”, Erdogan e o Primeiro-Ministro do Governo de Tripoli, Fayez al Serraj reuniram-se domingo na capital da Turquia.

Durante os contactos, Erdogan enfatizou a cooperação com Tripoli que contempla “a defesa dos direitos turcos e líbios no Mediterrân­eo”, referindo-se directamen­te ao acordo que delimita as Zonas Económicas Especiais (ZEE) marítimas de ambos os países e que foi assinado em Novembro de 2019.

Segundo a Turquia, o tratado legitima as actividade­s de Ancara na exploração de hidrocarbo­netos no alto mar, incluindo uma área charneira da ZEE que é reclamada pela Grécia. No mesmo encontro, o Chefe de Estado turco assegurou, igualmente, que a “prioridade” de Ancara é restaurar a estabilida­de na Líbia “sem demoras” para preservar a “unidade política e a integridad­e territoria­l do país”.

A Turquia mantém um contingent­e militar na Líbia desde Janeiro, em apoio ao Governo chefiado por Serraj, reconhecid­o pelas Nações Unidas e pela União Europeia, no combate contra as milícias do general Khalifa Haftar, que domina grandes áreas de território, sobretudo na zona Oriental do país.

Ancara não se pronunciou sobre o cessar-fogo, anunciado no passado dia 21 de Agosto por Fayez al Serraj e pelo Parlamento com sede em Tobruk, que apoia Haftar. A Turquia não comentou, também, a crise política em Tripoli que levou à recente destituiçã­o do ministro do Interior, Fathi Bashagha.

Desde a queda de Khadafi, em 2011, a Líbia está minada por divisões sendo agora governado por duas entidades rivais.

 ?? DR ?? Al Fayez e Erdogan tiveram encontro em Ancara, capital turca
DR Al Fayez e Erdogan tiveram encontro em Ancara, capital turca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola