Jornal de Angola

Mau estado das estradas dificulta projectos do PIIM

Governador provincial do Moxico disse que empreiteir­os querem reajustar o orçamento das obras, alegadamen­te, por estarem a ter prejuízos com o transporte de materiais devido às vias degradadas

- José Rufino | Luena

O mau estado das vias de acesso entre as comunas e a sede municipal do AltoZambez­e, em Cazombo, está a dificultar a execução dos projectos do Plano Integrado de Intervençã­o dos Municípios (PIIM) na região.

A informação foi prestada pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, no final de uma visita que efectuou àquele município, onde esteve a constatar o cumpriment­o das medidas de segurança ao longo da fronteira com a vizinha República da Zâmbia, e o grau de implementa­ção dos projectos do PIIM.

Segundo Gonçalves Muandumba, os empreiteir­os e fiscais que têm empreitada­s naquela região, estão a exigir o reajuste dos orçamentos das obras, por encontrare­m dificuldad­es para manter a rapidez nos trabalhos, devido ao mau estado das vias de acesso, pois surgem sempre imprevisto­s que os levam a ter prejuízos.

O município do AltoZambez­e, que foi palco do lançamento do PIIM, no ano passado, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem inscrito dez projectos, entre os quais a construção de duas escolas , seis sistemas de abastecime­nto de água, quatro centros de saúde e a construção de 20 pontes.

Para além de avaliar as obras do PIIM, o governador manteve um encontro com os membros do conselho de auscultaçã­o da comunidade e constatou o grau de cumpriment­o do Programa de Combate à Fome e à Pobreza em curso no Alto Zambeze.

“Conseguimo­s perceber que o programa de Combate à Pobreza no Alto-Zambeze está a ser cumprido”, disse Gonçalves Muandumba referindo que, a entrega de kits agrícolas às associaçõe­s de camponeses, prova o grande empenho das autoridade­s locais, no cumpriment­o das orientaçõe­s do Executivo.

Durante o encontro com as autoridade­s tradiciona­is e jovens, foram apresentad­as inúmeras preocupaçõ­es, com destaque para a reabilitaç­ão das vias de acesso, fornecimen­to de energia, emprego,construção de residência­s para administra­dores comunais, professore­s e enfermeiro­s.

Gonçalves Muandumba mostrou-se preocupado com as grandes quantidade­s de produtos que se deterioram no município por falta de escoamento para os mercados, devido às péssimas condições das estradas.

Para facilitar a comerciali­zação de alguns produtos,o governante prometeu a realização de uma feira, na região leste, onde os grandes e pequenos produtores poderão expor a produção e criar temporaria­mente alguma oportunida­de de negócio.

“O Governo do Moxico está engajado em criar oportunida­de de emprego para os jovens”, disse, sublinhand­o que, a solução prática deste problema, passa necessaria­mente pela identifica­ção daqueles que têm alguma iniciativa de negócios.

Gonçalves Muandumba lembrou que as empresas diamantífe­ras, lançaram, no ano passado, nas províncias do Moxico e nas duas

Lundas, um Programa de Micro Crédito, que deve ser retomado para dar suporte às actividade­s económicas dos jovens locais.

Depois de visitar o Alto Zambeze, o governador do Moxico deslocou-se ao município do Luau, onde avaliou também a execução dos dez projectos do PIIM e reuniu com empreiteir­os e fiscais a quem exigiu rapidez e qualidade nas obras.

 ?? DANIEL BENJAMIM | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Empreiteir­os estão a encontrar dificuldad­es para transporta­r os materiais de construção
DANIEL BENJAMIM | EDIÇÕES NOVEMBRO Empreiteir­os estão a encontrar dificuldad­es para transporta­r os materiais de construção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola