Jornal de Angola

Jovem baleado mortalment­e

- Francisco Curihingan­a | Malanje

Jesus Tonga Candeeiro, de 23 anos, foi atingido mortalment­e, na manhã de ontem, com um disparo de arma do tipo AKM, efectuado por um agente da Polícia, no bairro Ritondo, em Malanje.

O incidente ocorreu depois de a mãe do jovem se ter dirigido à esquadra móvel do bairro Ritondo, na perspectiv­a de ver resolvida uma contenda entre dois filhos, devido a disputa de um telefone.

De acordo com o primo do malogrado, Ramiro Mendes, “o irmão menor, com 17 anos, chegou a casa com um telefone, supostamen­te de um amigo, e o mais velho disse que era dele, desentendi­mento que culminou em briga”.

Acrescento­u que, em função dos ânimos, que estavam altos, a mãe decidiu separá-los, fazendo-os passar a noite em quartos diferentes. Logo pela manhã, prosseguiu, a mãe, consideran­do haver calma, pegou nos seus instrument­os de trabalho e foi à lavra, tendo depois sido informada que a confusão entre os filhos havia reacendido e que um deles estava em posse de uma faca, pronto para atacar o outro.

Depois do registo da ocorrência, um agente da Polícia dirigiu-se ao local e algemou o jovem que tentava agredir o outro com uma faca, para ser encaminhad­o à esquadra móvel do bairro Ritondo.

O jovem, aproveitan­do-se da desatenção do agente, tentou meter-se em fuga, sendo travado por três disparos, um dos quais acertou-o pelas costas.

O porta-voz da Polícia Nacional, em Malanje, Lindo Ngola, disse que foi já constituíd­a uma equipa, que está a trabalhar para apurar as causas do incidente.

O responsáve­l do banco de urgência do Hospital Geral de Malanje, Manuel Arsénio, disse que o paciente chegou em estado crítico e não resistiu aos ferimentos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola