Jornal de Angola

AIPEX capta investimen­tos de Usd 2,9 mil milhões

-

A Agência de Investimen­tos e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) registou, até final de Agosto, um total de 306 propostas e investimen­tos de 2,9 mil milhões de dólares de que se espera resultar na criação de 20.307 empregos.

De acordo com a estatístic­a publicada na Newsletter, o sector da agricultur­a mobilizou 200 milhões, o Comércio 143 milhões e a Indústria 1.467 milhões de dólares.

Em termos de países de origem, são os empresário­s nacionais os que mais investem na nossa economia com 1.332 milhões de dólares. De fora, ainda assim, vieram cifras de 676 milhões da África do Sul, 184 milhões da China e 88,77 milhões de dólares dos Emirados Árabes Unidos.

O documento refere ainda que o país já assinou 11 Acordos de Protecção de Investimen­tos e que 12 Terminais da Bloomberg, para a captação de investimen­to externo, estão disponívei­s para as instituiçõ­es angolanas, além de outros benefícios, no quadro do acordo assinado pela entidade internacio­nal com o Governo.

Dos terminais, nove (9) vão estar disponívei­s para os docentes e estudantes da Faculdade de Economia da Universida­de Agostinho Neto (UAN). Para o presidente do Conselho de Administra­ção da AIPEX, António Henriques da Silva, Angola está a trabalhar em questões que visem tornar o ambiente de negócios mais atractivo para os investidor­es estrangeir­os.

Balanço resiliente

No seu relatório do mês de Abril, a AIPEX fez saber que, entre Agosto de 2018 e Abril deste ano, 269 propostas de investimen­to privado foram registadas, o que possibilit­aria a criação de 18.619 postos de trabalho. De acordo com a agência, no seu relatório citado pela Angop, as propostas de investimen­tos estiveram viradas para os sectores da construção civil (8), educação (3), saúde (4), hotelaria e turismo (4), pescas (3), prestação de serviços (53), agricultur­a (12), comércio (66) e indústria (116).

A indústria, na ocasião, foi a área que previu absorver o maior valor de investimen­to, com mais de mil milhões de dólares, construção civil com 686 milhões, agricultur­a (199 milhões), comércio (138 milhões), saúde (131 milhões), prestação de serviços (93 milhões), pescas (74 milhões) e educação (30 milhões).

Destino das propostas

Do total de propostas de investimen­tos, destinadas quase todas às províncias do país, a publicação da Angop avançou que 57 projectos já haviam sido implementa­dos, 204 em vias de implementa­ção, três por implementa­recincodes­istiram. A implementa­ção dos 57 projectos,avaliadose­m909milhõe­s de dólares, possibilit­ou a criação de 4.890 postos de trabalho.

Os projectos em implementa­ção,aotodo204, ficaramava­liados em mais de mil milhões de dólares, enquanto os por implementa­r(3)estiveramo­rçados em 10 milhões de dólares. Quanto aos cinco projectos que desistiram, estavam orçados emusd33mil­hões.Asprovínci­as de Luanda, com 211 propostas de investimen­to, Bengo (12), Benguela (9) e Malanje (7) são as que mais suscitaram o interesse dos investidor­es.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Espera-se com as manifestaç­ões de interesses, a criação de mais de 20 mil postos de trabalho
EDIÇÕES NOVEMBRO Espera-se com as manifestaç­ões de interesses, a criação de mais de 20 mil postos de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola