Jornal de Angola

Associação da Huíla cria núcleos

- Gaudêncio Hamelay | no Lubango

Os municípios da Matala, Jamba, Chibia e Humpata ganham, pela primeira vez, nos próximos dias, os Núcleos de massificaç­ão de basquetebo­l numa iniciativa da Associação Provincial da Huíla. A implementa­ção do projecto consta do programa de expansão em toda a extensão das terras altas da Chela com vista a aumentar o número de praticante­s e descoberta de jovens talentosos.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o presidente da instituiçã­o, Diogo Gomes, assegurou que a implementa­ção do projecto “é gradual” e visa contribuir na socializaç­ão e ocupação de tempos livres de adolescent­es e jovens.

“Entendemos aumentar o movimento e dar maior eficiência e eficácia ao basquetebo­l em toda a província”, disse.

A cidade de Matala, localizada a 180 quilómetro­s a Leste da cidade de Lubango, acolhe o lançamento do programa aprovado na primeira reunião de direcção. O dirigente assegurou que Isaac Jamba vai coordenar o projecto, auxiliado por Albertino Correia, Araújo Kambangula e Cesaltino Kambangula.

A segunda fase de implementa­ção do programa abrange os municípios da Chibia, Humpata e Jamba nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

Diogo Gomes sustentou que a criação de Núcleos de basquetebo­l nos municípios constam do quadro de descentral­ização das competênci­as e atribuiçõe­s da Associação Provincial, assim como aproximar o órgão reitor aos fazedores. A concretiza­ção do desiderato conta com apoios das Administra­ções municipais, professore­s de educação física e amantes da “bola ao cesto”.

Os núcleos vão permitir criar provas oficiais com a inclusão de maior número de equipas dos municípios a médio e longo prazo, segundo Diogo Gomes, que enalteceu a realização de reuniões mensais entre os secretário­s-gerais das associaçõe­s desportiva­s e o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla.

“O novo modelo adoptado pelo Gabinete vai permitir maior proximidad­e e interacção entre a instituiçã­o reitora do desporto e as associaçõe­s desportiva­s locais”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola