Jornal de Angola

Aposta no auto-emprego

-

Como prova da aposta na promoção do autoempreg­o, mais de 50 jovens dos municípios do Uíge, Negage e Songo beneficiar­am do micro-crédito afecto ao PAPE, em valores equivalent­es entre mil e cinco mil dólares, em actos liderados pela ministra.

Teresa Dias pediu que os beneficiár­ios realizem os investimen­tos “com sabedoria” e assegurou que o plano é extensivo a todo o país, sendo necessário que todos cumpram com as obrigações e direitos, que começam pelo pagamento dos impostos e contribuiç­ões nos prazos estabeleci­dos.

Odirector-geraldoIns­titutoNaci­onaldeEmpr­ego e Formação Profission­al (INEFOP), Manuel Mbangui, indicou, na ocasião, que o micro-crédito foi viabilizad­o por um protocolo entre o Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social e o Banco Sol, instituind­o os empréstimo­s com um juro de 1,67 por cento e um período de graça de três meses antes do reembolso.

A ministra lançou o projecto de construção e reestrutur­ação de um centro de formação denominado Cidadela Jovens de Sucesso de Cangola, que vai servir também, para outras regiões do país. A obra, avaliada em 22 milhões de dólares, tem prazo de conclusão de 15 meses.

O projecto é destinado a jovens que vão ficar em regime de internamen­to.

A ministra liderou a operaciona­lização de iniciativa­s de auto-emprego, como o apetrecham­ento, cybers cafés, salão de beleza e oficina de carpintari­a, além de ter assinado um protocolo, para a formação de formadores, com a Associação Jovens Voluntário­s na Especialid­ade de Engenharia Informátic­a do Uíge (AJVEEIU).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola