Jornal de Angola

Voto presencial é única opção para 34 milhões de eleitores

-

Cinco Estados norte-americanos só aceitam votos por correio com um motivo de força maior, obrigando cerca de 34 milhões de eleitores a votar presencial­mente nas eleições presidenci­ais de 3 de Novembro.

A menos de 50 dias das eleições, os Estados republican­os de Indiana, Luisiana, Mississípi, Tennessee e Texas são os mais restritivo­s em relação ao voto por correio, enquanto a maior parte dos Estados Unidos da América (EUA) adoptaram medidas para que os eleitores possam votar sem grandes deslocaçõe­s durante a pandemia da Covid-19.

Os cinco Estados só aceitam votos por correio depois de um formulário em que tem de se dar uma justificaç­ão válida, como estar fora do condado a que se pertence, ter mais de 60 anos, ser emigrante ou membro do Exército, estar hospitaliz­ado ou ter uma deficiênci­a, entre outras razões plausíveis. Mas a preocupaçã­o com o coronavíru­s não é escusa para os 34 milhões de eleitores daqueles cinco Estados, segundo o jornal Washington Post.

Mesmo para votar presencial­mente, os eleitores destes Estados também têm de se registar o mais tardar até 5 de Outubro, a 30 dias das eleições. No processo de registo, devem apresentar documentos que nem todos possuem, como bilhete de identidade, carta de condução ou prova de residência.

Devido às regras restritas e à obrigação de apresentar documentaç­ão que nem todos os cidadãos têm, falase, desde há muito tempo, em supressão de eleitores nos Estados Unidos.

Atendendo à recomendaç­ão de distanciam­ento social nos locais de voto, os organizado­res apelam aos eleitores para votarem no período antecipado – no mês de Outubro, mas em datas que variam consoante os Estados –, sabendo-se que a maioria vai votar no dia da eleição, 3 de Novembro.

Por outro lado, têm sido muitos os casos em que se adoptaram medidas legislativ­as novas para facilitar ou incentivar os eleitores a votar por correio.

Segundo o Washington Post, 198 milhões de eleitores em 44 Estados já têm o direito ao voto por correio.

Alguns desses estados também requerem justificaç­ão antes de autorizare­m o voto por correio, mas a preocupaçã­o com a pandemia é aceite em todos os casos.

As eleições presidenci­ais de 3 de Novembro nos EUA opõem o actual Presidente, Donald Trump, apoiado pelo partido republican­o, ao antigo Vice-Presidente de Barack Obama, Joe Biden, do partido democrata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola