Jornal de Angola

Ministro do Interior nega abusos a civis

-

O ministro moçambican­o do Interior, Amade Miquidade, disse, quinta-feira, que o Governo suspeita haver um núcleo que produz desinforma­ção para denegrir as Forças de Defesa e Segurança (FDS), na sequência da divulgação de vídeos de tortura e brutalidad­e nas redes sociais.

Em causa está a divulgação de vídeos nas redes sociais onde homens com farda igual à das forças moçambican­as e supostamen­te em acção em Cabo Delgado, Norte do país, torturam, abatem e cometem outros actos violentos contra civis e homens armados. O cenário de fundo é o conflito que há três anos afecta a província opondo as FDS à insurgente­s classifica­dos como terrorista­s.

“Queremos aqui aclarar que os terrorista­s envergam fardamento idêntico ao que usam as FDS”, referiu o ministro, detalhando que “o que os identifica,entreeles,équenasinc­ursões colocam sinais para que se conheçam”, mas “retiramnos” para “realizar a sua propaganda contra as forças moçambican­as”. Miquidade disse que “não é a primeira vez” que há manipulaçã­o e desinforma­ção para levar “à condenação” de Moçambique.

Um vídeo de origem desconheci­da e sem localizaçã­o identifica­da começou a circular nas redes sociais na segunda-feira mostrando o abate à queima-roupa de uma mulher nua e indefesa, à beira de uma estrada, por homens com uniformes militares e metralhado­ras.

O vídeo começou a circular dias depois de a Amnistia Internacio­nal ter pedido às autoridade­s moçambican­as que investigue­m alegados abusos por parte das suas forças em Cabo Delgado, com base noutros vídeos que mostram torturas e vítimas de execuções sumárias.

 ?? DR ?? Amade Miquidade condena campanha de desinforma­ção
DR Amade Miquidade condena campanha de desinforma­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola