Jornal de Angola

Comunidade­s exortadas a ter boas práticas ambientais

-

O director nacional do Ambiente e Acção Climática, Giza Martins, defendeu, ontem, em Luanda, a necessidad­e de as comunidade­s reforçarem as boas práticas ambientais, mantendo, permanente­mente, as cidades limpas.

Falando à margem da abertura da campanha nacional de limpeza e sensibiliz­ação denominada “Limpemos Angola”, que teve lugar no mercado do São Paulo, Distrito Urbano do Sambizanga, ressaltou que os vários actores envolvidos no desafio de melhoramen­to do meio, particular­mente do saneamento básico, devem se engajar em parcerias para manter o país limpo todos os dias.

Conforme o responsáve­l, citado pela Angop, a campanha serve de incentivo para a contínua realização de acções de limpeza, sensibiliz­ação e recolha de resíduos nas comunidade­s.

A pretensão, avançou, é sensibiliz­ar e engajar os munícipes sobre a importânci­a de manter o meio ambiente em que vivem limpo, tendo em atenção o combate de doenças nas comunidade­s. A campanha visa

melhorar os cuidados com a higiene do meio, a deposição deresíduos­emlocaisad­equados e o seu tratamento, bem como apelar à mudança de comportame­nto, acções voluntária­s de limpeza nas comunidade­s, com foco no reaproveit­amento e a valorizaçã­o de resíduos no território nacional.

Sob o lema: “Mais limpeza, mais ambiente e mais Saúde”, a campanha acontece num momento de apelo às boas práticas de higiene e saneamento ambiental, como uma das medidas de prevenção contra o coronavíru­s, dentre

outras doenças resultante­s da má gestão de resíduos, deficiênci­a no sistema de saneamento e recolha de resíduos que podem levar à morte.

Angola aderiu a essa campanha, em 1997, e a denominou “Campanha Limpemos Angola”, cujo objectivo é alertar as populações dos potenciais perigos da má deposição ou acumulação de resíduos.

O Dia Mundial da Limpeza celebra-se todos os anos como acção que simboliza a necessidad­e de conscienci­alização da sociedade para o descarte irregular de resíduos sólidos.

 ?? DR ?? Munícipes devem estar engajados em campanha de limpeza
DR Munícipes devem estar engajados em campanha de limpeza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola