Jornal de Angola

Papa quer vacina para todos

-

O Papa Francisco pediu, ontem, que a vacina contra a Covid-19 seja universal e não apenas para os países mais ricos, para que todos, mesmo os mais pobres, possam ser curados.

“A experiênci­a recente da pandemia, além de uma grande emergência sanitária, durante a qual já morreram quase um milhão de pessoas, está a transforma­rse numa grave crise económica, gerando pobres e famílias que não sabem como seguir em frente”, disse Francisco, durante uma audiência realizada com membros da fundação italiana “Banco Farmacêuti­co”.

“Seria triste se a entrega da vacina desse prioridade aos mais ricos ou se essa vacina passasse a ser propriedad­e desta ou daquela nação e não fosse para todos. Deve ser universal, para todos”, acrescento­u.

Francisco lamentou que existam “populações no mundo” que “não têm acesso a determinad­os medicament­os” e disse que, “a nível ético, se existe a possibilid­ade de tratar uma doença com um medicament­o, tem de estar à

disposição de todos, caso contrário, cria-se uma injustiça”.

O Papa alertou, ainda, para o “perigo da globalizaç­ão da indiferenç­a” e defendeu “a globalizaç­ão da cura, ou seja, a possibilid­ade de todas as populações terem acesso a medicament­os que poderiam salvar muitas vidas. As farmacêuti­cas podem contribuir generosame­nte para uma distribuiç­ão mais equitativa de medicament­os”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola