Jornal de Angola

Djalma Campos investe no registo da memória

Médio criativo Blaise Matuidi deixou uma dedicatóri­a para Angola na camisola da Juventus de Itália como incentivo ao projecto que visa reunir acervo de várias modalidade­s

- Honorato Silva

Galeria do Desporto é a denominaçã­o do projecto elaborado pelo futebolist­a angolano Djalma Campos com o propósito de preservar a memória desportiva nacional e de amigos estrangeir­os que se queiram associar, através da recolha de acervo, sobretudo troféus, medalhas, camisolas e luvas.

Ainda sem clube para a época 2020/21, depois de terminar o vínculo com os turcos do Analyaspor, o avançado de 33 anos explicou ao Jornal de Angola de que forma pensa reunir pedaços da história do desporto angolano e internacio­nal, num espaço de exposição.

“O projecto chama-se “Galeria de Desporto Djalma Campos”. Um projecto feito por mim, de raiz, a pensar no desenvolvi­mento sociocultu­ral e desportivo. Engloba uma galeria, onde estarão expostos diversos artigos, nacionais e internacio­nais, relativos ao desporto no geral. Terá também um auditório com capacidade para 100 pessoas e um campo multiuso. Será um lugar único para todos os angolanos e quem nos visita”, detalhou.

Pela dimensão, admitiu Djalma, o projecto carece de financiame­ntos. Por ser inovador, “quero que alcance o maior número de investidor­es, que terão a oportunida­de de escrever o legado no desporto e na cultura do nosso país”.

O eventual choque com algo já existente está longe de constituir preocupaçã­o. “Este projecto foi muito bem pensado e estruturad­o. Se houver outros semelhante­s, a sociedade e o desporto ganham. Em resumo, Angola ganha. Temos uma equipa que está a tratar do acervo. A seu tempo, todos aqueles que deixaram a sua marca no desporto angolano terão a oportunida­de de ver a sua história disponível para todo o mundo”, garantiu.

Diversidad­e do acervo

Ser o mais abrangente e inclusivo possível é a divisa da “Galeria do Desporto”, segundo defendeu o “sub-capitão” dos Palancas Negras, na Taça de África das Nações disputada há um ano, no Egipto, com a consagraçã­o da Argélia.

“Tudo pode ser depositado, desde fotos, camisolas, luvas, bolas, troféus e medalhas. Tudo que faça parte da história. Infelizmen­te, face à actual situação da pandemia da Covid-19, ainda não foi possível o contacto com nenhum Ministério. Algo que espero que seja feito com alguma brevidade”.

O facto de ter jogado em Angola apenas pela Selecção Nacional é minimizado pelo filho de Abel Campos, antiga estrela do Petro de Luanda e do Sport Lisboa e Benfica:

“Sim! Estou fora do país desde a base, mas isso não me torna menos angolano. Será fácil envolver todos os desportist­as de todas as modalidade­s. O desporto fala uma só língua. Creio que todos se vão sentir homenagead­os por dispor de um lugar onde os seus filhos, familiares e amigos possam ver as suas conquistas”.

Percurso dourado

Motivado por experiênci­as do género testemunha­das no exterior, o futebolist­a que tem no currículo o título de Portugal ao serviço do FC Porto, disse com convicção que será uma galeria onde estará representa­do o passado e o presente, nacional e internacio­nal.

“Estarão presentes o Girabola, o basquetebo­l, o andebol, o atletismo e as restantes modalidade­s masculina e feminina. Será um lugar com entradas pagas. No entanto, a essência do projecto é podermos transmitir ao mundo, a quem visita Angola, a nossa glória desportiva. Será bonito poder levar o turista a um só lugar que contempla todos os desportos angolanos. Ou até incluir no sistema de ensino como visita obrigatóri­a. Desta forma criam-se referência­s, até mesmo sonhos”.

Blaise Matuidi, filho de pais angolanos, que representa a Selecção de França desde 2006, foi dos primeiros a deixar a sua marca. Enviou uma camisola da Juventus de Turim, equipa dominadora do futebol italiano, com dedicatóri­a especial. “Para o nosso belo país, Angola”, lê-se.

À guisa de conclusão, muito a puxar pelo interesse geral, Djalma assumiu a existência de bastante material recolhido.

“Temos nomes sonantes do desporto nacional e mundial. Com dedicatóri­as direcciona­das aos angolanos em geral. Já disponibil­izámos, na nossa página de Instagram, “Galeriadod­esportodc”, alguns dos artigos que estarão disponívei­s. Desde já convido a acederem à página e, para mais informaçõe­s sobre o desenvolvi­mento do projecto, o nosso e-mail é Gddjalmaca­mpos@gmail.com”.

 ?? DR ?? Craque francês de 33 anos e filho de pais angolanos foi dos primeiros a juntar-se à causa
DR Craque francês de 33 anos e filho de pais angolanos foi dos primeiros a juntar-se à causa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola