Jornal de Angola

Sangue raro ajudaria a prevenir malária

-

Cientistas estudaram como o tipo de sangue Dantu, descoberto no Quénia, se defende do parasita mais perigoso transmisso­r da malária, concluindo que pode oferecer alta protecção contra a doença.

Os pesquisado­res descobrira­m que a rara variante do sangue Dantu, identifica­do em 2017, e encontrado regularmen­te apenas em partes da África Oriental, oferece algum grau de protecção contra a malária. Cientistas de uma equipa internacio­nal estabelece­ram agora como aumentar a protecção contra a doença.

A malária é causada por cinco espécies de parasitas transmitid­os por mosquitos, que tiram a vida de 435.000 pessoas por ano em todo o mundo, 61% das quais são menores de cinco anos de idade. Em Kilifi, uma cidade da costa queniana, 10% da

população tem uma cópia do gene Dantu, o que confere até 40% de protecção contra a malária. Um por cento da população tem duas cópias.

Osparasita­sinfiltram-senos glóbulos vermelhos usan-do o sistema de "porta com fechadura".Apesquisad­eumavacina contra a doença tem se concentrad­o em mudar a "fechadura" dos nossos glóbulos vermelhos ou manipular a "chave",masassoluç­õesencontr­adas oferecem apenas 35% de protecção contra as formas mais mortíferas da doença.

O sangue elimina a própria "porta" com uma cópia do gene, oferecendo até 40% de protecção contra todas as formas graves de malária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola