Jornal de Angola

90 novas infecções e cinco óbitos

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, dos 90 casos registados, dois foram identifica­dos em Cabina e 88 na província de Luanda

- Mazarino da Cunha

Quatro angolanos e um eritreu com 36, 45, 48, 58 e 79 anos de idade morreram de Covid19, nas últimas 24 horas, sendo dois do sexo masculino e três do sexo feminino, informou ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No habitual encontro com jornalista­s, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia em Angola, Franco Mufinda anunciou, também, que nas últimas 24 horas o país registou 90 novos casos de contágio, não se tendo registado a recuperaçã­o de nenhum paciente.

De acordo com o secretário de Estado, dos novos casos registados ontem, dois foram identifica­dos em Cabinda e 88 na província de Luanda, concretame­nte nos municípios do Kilamba Kiaxi, Viana, Belas, Talatona, Cacuaco e nos distritos urbanos da Ingombota, Samba, Maianga e do Rangel.

Franco Mufinda esclareceu que os novos infectados têm idades entre 3 e 89 anos, sendo 47 do sexo masculino e 43 do sexo feminino.

Com os dados avançados ontem, o país tem 3.991 casos confirmado­s, dos quais 152 óbitos, 1.455 recuperado­s e 2.394 activos. Deste número, um está em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 11 em situação grave, 50 são considerad­os moderados, 62 têm sintomas leves e 2.272 são assintomát­icos.

O secretário de Estado para a Saúde Pública informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 452 doentes. Em quarentena institucio­nal estão 715 cidadãos e 5.304 sob investigaç­ão epidemioló­gica.

Nas últimas 24 horas, frisou Franco Mufinda, 17 pessoas que estavam em quarentena institucio­nal tiveram alta, sendo 11 no Bié e seis em Benguela. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 62 chamadas, das quais uma denúncia de caso suspeito e 62 relacionad­as a pedidos de informação sobre a pandemia.

No capítulo laboratori­al, o secretário de Estado informou que nas últimas 24 horas foram processada­s 1.493 amostras, 90 das quais foram positivas. Desde o início da pandemia foram processada­s 74.639 amostras, registando­se 3.991 positivas.

Franco Mufinda voltou a apelar aos cidadãos para o cumpriment­o das medidas de protecção individual e colectivas, nomeadamen­te o uso da máscara facial, lavagem constante das mãos com água e sabão ou higienizál­as com álcool-gel e o distanciam­ento físico.

 ??  ??
 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola