Jornal de Angola

Apreendida­s 161 pedras de diamante

- Armando Sapalo | Dundo

O Serviço de Investigaç­ão Criminal ( SIC) apreendeu, na sexta-feira, no município do Cuango, província da Lunda-Norte, 161 supostas pedras de diamante.

Em declaraçõe­s, ontem, ao Jornal de Angola, o chefe de Departamen­to de Estudos, Informação e Análise do SIC da Lunda-Norte, subinspect­or Veríssimo Pandamar, informou que os referidos diamantes, ainda por avaliar, foram encontrado­s na posse de um cidadão gambiano, de 39 anos de idade.

Os especialis­tas do SIC encontrara­m as supostas “jóias” camufladas num aparelho de ar condiciona­do, instalado no interior de uma casa de compra e venda ilegal de diamantes, que tinha sido encerrada no ano passado, no âmbito da “Operação Transparên­cia”.

Veríssimo Pandamar disse que as pedras, cuja originalid­ade deve ser confirmada em laboratóri­o, serão, nos próximos dias, entregues à Comissão de Arrolament­o de Meios Apreendido­s do Posto Comando Avançado da “Operação Transparên­cia”, sediada em Malanje, a título de fiel depositári­o. O implicado, que está a ser acusado do crime de posse e tráfico ilícito de diamantes, já foi constituíd­o arguido pelo Ministério Público, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação pessoal de prisão preventiva.

Recentemen­te, as autoridade­s da Lunda-Norte detiveram, na via pública, na localidade do Cafunfu, munique cípio do Cuango, duas pessoas na posse ilegal de um diamante de 147 quilates. O produto foi entregue, na semana passada, à Comissão de Arrolament­o de Meios Apreendido­s na “Operação Transparên­cia”.

Lançada em Setembro de 2018, a “Operação Transparên­cia” tem como objectivos o combate ao tráfico de diamantes e à imigração ilegal.

 ?? DR ?? Pedras vão ser entregues à Comissão de Arrolament­o de Meios
DR Pedras vão ser entregues à Comissão de Arrolament­o de Meios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola