Jornal de Angola

“Perpetuar legado de Neto é responsabi­lidade colectiva”

Político referiu que a afirmação do país no concerto das nações assenta nos ideais do primeiro Presidente

- André Sibi

Perpetuar o legado de Neto é uma responsabi­lidade colectiva que deve engajar todos os angolanos, sem excepção, afirmou o secretário de Estado da Juventude, Fernando João.

O secretário de Estado falava ao Jornal de Angola, à margem da abertura do “Jango do Herói Nacional”, realizado no município do Cazenga, em Luanda, no âmbito das Jornadas do Herói Nacional, que se prolongam até sexta-feira.

“A perpetuaçã­o do legado de Neto é uma responsabi­lidade colectiva, que deve engajar todos os angolanos, sem excepção, de tal modo que possamos inspirar as novas e futuras gerações por uma cidadania comprometi­da com o bem comum, sublinhou. Para Fernando João, a bravura e tenacidade dos filhos da Pátria, que deram o melhor de si para a causa da liberdade, da soberania e da paz, deve ser lembrada como um gesto de reconhecim­ento e tributo pelos seus feitos.

Segundo o político, a afirmação do país no concerto das nações assenta nos ideais definidos pelo Presidente António Agostinho Neto, segundo o qual “Angola é e sempre será por vontade própria a trincheira firme da revolução em África”.

O secretário de Estado esclareceu que o percurso de Neto vem sendo seguido pelo Executivo, sobretudo nas diversas plataforma­s multilater­ais onde o país está inserido, com particular incidência na região da SADC e nos Grandes Lagos, mediando processos complexos que têm devolvido a paz e estabilida­de em diversos países do continente.

“Os ensinament­os de Neto estão presentes em todos os domínios da vida nacional e além fronteiras”, sublinhou Fernando João, apelando a cada cidadão a contribuir para perpetuar a imagem e o legado de Neto, para que a juventude compreenda o passado, o presente e o futuro ancorado sobre os valores da paz, liberdade, humanismo, solidaried­ade e progresso social.

O secretário de Estado informou que o Ministério da Juventude e Desportos, através do Instituto Nacional da Juventude, pretende massificar a realização de “jangos” sobre o Herói Nacional em todo país, para ajudar a manter vivo os ideais de Neto, na memória colectiva.

Lembrou o lançamento, recentemen­te, pelo Ministério da Juventude e Desportos, do Prémio Nacional da Juventude, uma iniciativa do Titular do Poder Executivo, que tem como objectivo valorizar a criativida­de e o espírito empreended­or dos jovens angolanos.

Desafiou os candidatos ao Prémio a concorrere­m com trabalhos de pesquisa sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto.

O Prémio Nacional da Juventude, que conta com oito categorias, das quais se inclui cultura, arte, ensino, invenção, superação, voluntaria­do, solidaried­ade e excelência no desporto, foi criado ao abrigo do Decreto Presidenci­al nº 196/20, de 29 de Julho.

“Os ensinament­os de Neto estão presentes em todos os domínios da vida nacional e além fronteiras”

Contempla um troféu, a título simbólico, certificad­o e apoio financeiro, avaliados em 300 mil a um milhão e quinhentos mil Kwanzas (1.500.000.00). A gala de atribuição acontece no período da jornada “Abril Jovem” de cada ano.

As Jornadas sobre o Herói Nacional foram abertas no dia 1 deste mês e decorrem até sexta-feira. O acto central das comemoraçõ­es decorreu no dia 17, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, orientado pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

Ao discursar no acto, o Vice-Presidente da República afirmou que Agostinho Neto deixou a sua marca enquanto estadista, político, diplomata, homem de cultura, médico e humanista, tendo dedicado o melhor empenho na gestão de um país recém-independen­te e ainda envolto em conflitos internos e agressão externa.

Bornito de Sousa considerou que algumas frases ditas por Agostinho Neto são de dimensão nacional, africana e universal. Citou, como exemplo, a frase “de Cabinda ao Cunene, um só Povo, uma só Nação”, que assinala a importânci­a de unidade e harmonia entre todos os angolanos.

 ?? DR ?? Fernando João orientou acto de abertura do “Jango do Herói Nacional”, no Cazenga
DR Fernando João orientou acto de abertura do “Jango do Herói Nacional”, no Cazenga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola