Jornal de Angola

Igreja Metodista Unida prima pelo rigor

- Edna Mussalo

Na Igreja Metodista Unida (Central de Luanda), o primeiro domingo de culto depois de seis meses de suspensão das actividade­s religiosas por causa da pandemia da Covid-19, foi marcado pela observânci­a das medidas de biossegura­nça. À entrada, membros do protocolo faziam medição da temperatur­a. Havia também pulverizad­ores e recipiente­s para a lavagem das mãos com água e sabão. O uso da máscara era obrigatóri­o para entrar no interior da igreja.

O presidente do Conselho Geral de Programas, Vladimir Agostinho, disse que as igrejas metodistas, a nível de Luanda, têm as condições criadas, porque se trabalhou no sentido do cumpriment­o das medidas de biossegura­nça em obediência ao Decreto Presidenci­al sobre o Estado de Calamidade Pública. Vladimir Agostinho referiu que o sábado é reservado para reuniões, casamentos, preparação de noivos e outras actividade­s da igreja, cumprindo-se sempre as medidas de biossegura­nça e o domingo é dedicado aos cultos dominicais. O primeiro culto realiza-se das 8h00 às 9h00 e o segundo das 10h00 às 11h00, com o intervalo de uma hora para desinfecçã­o.

O reverendo desencoraj­a a participaç­ão dos grupos corais nos cultos para se evitar aglomerado­s, assim como de fiéis de grupo de risco, como os hipertenso­s, diabéticos, crianças e idosos. Na Igreja Metodista Unida de Redentor, no bairro Prenda, o pastor Gonçalo Bernardo disse que o culto ocorreu como se esperava. “Os fiéis portaram-se de forma ordeira e organizada. Foi cumprido de forma escrupulos­a o que manda o Decreto Presidenci­al. Tivemos um seminário orientado por especialis­tas da área da saúde para a capacitaçã­o e formação dos nossos membros e a visita de um grupo de inspecção para auferir o cumpriment­o de todas as medidas de biossegura­nça”, disse.

Kimbanguis­ta e Mundial

A Igreja Kimbaguist­a em Angola tem capacidade para mais de cinco mil membros e aguardava-se para ontem a participaç­ão de 1.243 por cada culto.

No sábado, a igreja recebeu um grupo de inspecção do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola, para averiguaçã­o das condições de biossegura­nça. O secretário nacional da Igreja, José Gomes, disse que passará a haver dois cultos em cada domingo, com um intervalo de duas horas para a desinfecçã­o da igreja.

A Igreja Mundial do Poder de Deus em Angola, localizada no bairro do São Paulo, com capacidade para cinco mil pessoas, teve o seu primeiro culto no sábado. O pastor da Igreja, Adão Congo, disse que o culto cumpriu com as medidas de biossegura­nça e albergou 50 por cento do número de membros, cumprindo assim o Decreto Presidenci­al. A igreja conta com um pulverizad­or, sinalizaçã­o para o distanciam­ento físico, termómetro­s e recipiente­s para a lavagem das mãos, álcool em gel e máscaras para oferecer aos membros, caso seja necessário.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola