Jornal de Angola

Kwanza deprecia 0,61 por cento face ao dólar

Moeda nacional continua a registar fortes oscilações em função do desequilíb­rio entre a procura e a oferta das moedas externas no mercado cambial e monetário

-

de dólares no mercado cambial, o que correspond­e a uma quebra de 112 milhões em relação ao mês de Julho. O valor disponibil­izado em Agosto é o mais baixo registado desde o início da série em 2014. Para atenuar os efeitos da permanente desvaloriz­ação, no primeiro trimestre do ano em curso, o BNA deu continuida­de ao processo de liberaliza­ção do mercado cambial, tendo iniciado em Janeiro, a venda de divisas pelas empresas petrolífer­as directamen­te aos bancos comercias.

No mês de Abril, as referidas transacçõe­s, à luz do Instrutivo nº 02/2020, passaram a ser realizadas na plataforma Bloomberg. A taxa de câmbio de referência, de acordo com o Instrutivo nº 03/2020, de 30 de Março, passou a ser definida pela média das taxas de câmbio apuradas durante as transacçõe­s realizadas na referida plataforma.

No primeiro trimestre do ano em curso, o BNA disponibil­izou no mercado cambial, em leilão de divisas aos bancos comerciais um montante de 1,79 mil milhões de dólares, valor inferior aos 2,50 mil milhões vendidos no quarto trimestre de 2019. As vendas de divisas realizadas pelas empresas petrolífer­as aos bancos comercias totalizara­m 840,51 milhões de dólares.

As operações de compra e venda de divisas realizadas resultaram numa taxa de câmbio de USD/Kz 536,68 no final do período, o que correspond­e a uma depreciaçã­o do kwanza em relação ao dólar norteameri­cano de 10,15 por cento.

Segundo o governador do BNA, José de Lima Massano, no recente fórum banca, as medidas de política monetária têm vindo a resultar na redução da taxa de juro no mercado monetário desde o início do ano, mas de modo mais acentuado desde a introdução da taxa de custódia aplicável sobre as reservas excedentár­ias dos bancos comerciais mantidas junto do BNA.

De acordo com o governador, o ajustament­o cambial, além da protecção das Reservas Internacio­nais, é um catalisado­r importante para a dinamizaçã­o da produção nacional e um dos impulsos para o aumento do crédito ao sector produtivo.

"Vemos, assim, na produção nacional o denominado­r comum para a redução da inflação e manutenção de um nível confortáve­l das Reservas Internacio­nais", disse.

No entanto, a Taxa de Câmbio Real Efectiva (TCRE), contrariam­ente à depreciaçã­o registada no último trimestre de 2019, o Índice da Taxa de Câmbio Real Efectiva (ITCRE) registou uma apreciação de 1,19 por cento.

A apreciação da taxa de câmbio real efectiva resultou de uma redução dos preços relativos de 0,28 por cento, justificad­a pela maior aceleração dos preços internos de 5,10 por cento no trimestre e uma redução dos preços externos de 0,35 por cento.

No sentido oposto, a taxa de câmbio nominal efectiva depreciou-se em 3,39 por cento, inferior à depreciaçã­o de 23,49 registada no trimestre anterior. O comportame­nto da TCRE continua a ser explicado pela depreciaçã­o do kwanza face às moedas dos principais parceiros de Angola.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O diferencia­l entre o câmbio oficial e o praticado no mercado informal passou de 0,5 por cento em Abril para 23 em Agosto
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO O diferencia­l entre o câmbio oficial e o praticado no mercado informal passou de 0,5 por cento em Abril para 23 em Agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola