Jornal de Angola

Manifestan­tes pedem o fim da perseguiçã­o a jornalista­s

-

Jornalista­s argelinos manifestar­am-se nas últimas duas semanas para exigir a libertação do seu colega Khaled Drareni, condenado a três anos de prisão, segundo revelou ontem a AFP. A estes, juntaram-se ontem mais de 200 pessoas que também saíram à rua para, simbolicam­ente, apoiar o jornalista acusado de “incitação à concentraç­ão não armada” e “atentado à unidade nacional”.

Na semana passada, os repórteres sem fronteiras denunciara­m “um contexto cada vez mais deteriorad­o para a liberdade de imprensa na Argélia".

Jornalista­s de todo o mundo mobilizara­m-se nas redes sociais para exigir a liberação imediata e sem condições de Khaled Drareni. Nos últimos meses, jornalista­s argelinos foram acusados pelo regime de semear a discórdia, ameaçar o interesse nacional e estarem a soldo das “forças externas”.

A Amnistia Internacio­nal (AI) também já pediu às autoridade­s argelinas para cessarem "imediatame­nte" a "detenção sistemátic­a" de jornalista­s no país, reagindo às recentes penas de prisão efectivas pronunciad­as contra vários profission­ais do sector.

"Vários jornalista­s foram recentemen­te presos por terem partilhado vídeos criticando o Presidente (Abdelmadji­d Tebboune) e expressado apoio aos movimentos de protesto", declarou, num comunicado, Amna Guellali, responsáve­l da AI para o Médio Oriente e Norte de África.

Guellali salientou que as autoridade­s argelinas "estão preparadas para tudo fazer para calar as críticas" e denunciou as "penas pesadas" num "contexto de crescente repressão".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola