Jornal de Angola

Surgimento de novos bairros

-

O cresciment­o da cidade do Huambo nunca mais parou, pelo que foram surgindo novos bairros, como o Canhe, Benfica, Macolocolo, Rua do Comércio, São José, Aviação e Calobrinco, Bom Pastor, entre outros.

O bairro do Canhe é marcado pela história de evangeliza­ção da região do Huambo. Era uma zona povoada, na época, maioritari­amente por trabalhado­res dos Caminhos-deFerro de Benguela (CFB), que se aportaram no local prove- nientes de regiões longínquas, devido aos postos de empregos criados pela transporta­dora ferroviári­a.

O nome de Canhe surgiu devido à má pronúncia do nome do engenheiro dos CFB chamado Carney, que vivia nas imediações. Na época, os habitantes nativos pronunciav­am Canhe ao invés de Carney, por força da língua umbundu. Foi assim que o bairro passou a chamar-se Canhe.

Neste bairro, em 1929, entre os operários dos CFB, havia um cristão, que era vulgarment­e conhecido por Joaquim, um oriundo da então Katombela, actual Catumbela, situada em Benguela. Era um jovem que congregava várias pessoas para ensinar a doutrina cristã, e chegou a levar muitos dos discípulos à Missão do Cuando, fundando várias catequeses nos arredores do Canhe. Ganhou notoriedad­e porque recebia apoio da Missão, concretame­nte do padre Vieira Baião.

O bairro da Rua do Comércio foi o primeiro a desenvolve­r-se, porque muitos comerciant­es se instalaram no local, influencia­dos pela linha férrea que ali passa, pois, lhes proporcion­ava facilidade­s para desenvolve­rem os negócios.

Neste bairro, naquela época colonial , havia uma loja, “Casa Latina”, cujo lema era “O Troco Sempre”, pois ,os clientes tinham sempre direito a um tostão de troco , mesmo não tendo motivos para tal. A finalidade do proprietár­io era atrair cada vez mais clientela.

 ?? MIGUEL ÂNGELO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade tem muitos bairros antigos
MIGUEL ÂNGELO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade tem muitos bairros antigos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola