Jornal de Angola

Cinco federações vão ter novos presidente­s

- Job Franco

As Federações de Andebol (FAAND), Ténis de Mesa (FATM), Natação (FAN), Ténis (FAT) e de Basquetebo­l vão ter novos presidente­s de direcção no ciclo olímpico 20202024. Pedro Godinho, Antónia Ribeiro, Mário Fernandes e Matias Castro decidiram não se recandidat­ar, depois de cumpridas as missões pelas quais haviam sido incumbidas.

Depois de liderar o andebol por 12 anos, Pedro Godinho deixa a Federação de Andebol com “um saldo financeiro para cobrir seis meses de salários dos funcionári­os administra­tivos” e apoia a candidatur­a do vice-presidente cessante, José “Zeca” Venâncio nas eleições de31deOutu­bro.JosédoAmar­al Júnior “Maninho” é outro aspirante ao “cadeirão máximo”.

Cumprido o segundo mandato no ténis de mesa, Antónia Ribeiro interrompe o ciclo na presidênci­a e negou concorrer ao terceiro mandato por razões profission­ais. O secretário­geral cessante, Manuel Morais, é o único candidato às eleições de 26 do corrente, depois da Comissão Eleitoral “chumbar” a candidatur­a de Laureano Salvaterra, antigo vogal do Conselho Técnico Desportivo da FATM.

Na natação, pela primeira vez na história, regista-se um pleito com mais de uma lista concorrent­e. Para a sucessão de Mário Fernandes, que se recusou ao terceiro mandato, Ana Lima, vice-presidente cessante, e o jurista Joaquim Santos, antigo hoquista do Petro de Luanda, disputam a vaga.

No ténis, Plate Mendes é o sucessor de Matias Castro, que também se recusou a concorrer ao terceiro mandato nas eleições de 26 do corrente. O jovem tenista e treinador pretende levar à Federação o rigor, trabalho em equipa e novos valores competitiv­os e de gestão.

Depois darenúncia­de Hélder Cruz, a Federação vai conhecer as eleições mais renhidas de semprea24d­eNovembro.Com olhos no “cadeirão” estão a antiga estrela e o único africano “grafado” no Hall da Fama, Jean Jacques da Conceição, exdirigent­e do Progresso Sambizanga, Manuel Moreira, e o antigo vice-presidente do 1º de Agosto, Moniz Silva.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pedro Godinho deixa andebol
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pedro Godinho deixa andebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola