Jornal de Angola

País formaliza adesão a convenções da AIEA

-

Angola tornou-se, na segunda-feira, Estado parte das Convenções sobre Segurança Nuclear e sobre a Protecção Física de Material Nuclear (CPPNM), depois da deposição de duas Cartas de Adesão e uma ratificaçã­o junto da Agência Internacio­nal de Energia Atómica.

O depósito dos três instrument­os jurídicos de adesão foi oficializa­do pela representa­nte permanente de Angola junto das Nações Unidas e outras organizaçõ­es internacio­nais em Viena, Teodolinda Rodrigues Coelho, junto do director - geral da Agência Internacio­nal de Energia Atómica (AIEA).

O acto decorreu à margem da 64ª sessão ordinária da conferênci­a geral da AIEA.

Teodolinda Rodrigues Coelho disse que Angola reforça o seu compromiss­o de utilizar a ciência e a tecnologia nuclear para fins pacíficos, uma premissa para o desenvolvi­mento dos países.

Com os instrument­os, reforçou, serão aproveitad­as as oportunida­des que a AIEA oferece ao país, no quadro da cooperação existente, agora na qualidade de Estado parte destes instrument­os.

O director-geral da Agência Internacio­nal de Energia Atómica, Rafael Grossi, re-feriu que a universali­zação destes instrument­os representa uma importânci­a fundamenta­l, na medida em que a ciência e a tecnologia nuclear têm muito a contribuir para o desenvolvi­mento dos países e de Angola em particular.

No quadro dos esforços para o combate à pandemia da Covid- 19, a AIEA ofereceu, a Angola, meios e equipament­os para a detecção rápida da Covid-19.

Angola é membro da AIEA desde 1999 e tem um acordo de parceria para o período de 2019/2023, avaliado em 2,9 milhões de Euros, para a implementa­ção de projectos nas áreas de saúde e nutrição, alimentaçã­o e agricultur­a, água e meio ambiente , energia e indústria, protecção e segurança contra a radiação, produção animal e fabrico de vacinas para animais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola