Jornal de Angola

Garantidos testes rápidos a passageiro­s

-

O director do Gabinete Provincial do Zaire da Saúde, João Miguel Paulo, informou, ontem, estarem disponívei­s testes rápidos para passageiro­s que pretendam viajar hoje para Luanda, pelo avião comercial da TAAG Dash 8-40.

Na passada quarta-feira, mais de 30 passageiro­s da cidade do Soyo, costeira da província do Zaire, foram impedidos de viajar por falta de comprovati­vo de teste serológico de Covid-19 devido à ruptura de stock nas unidades sanitárias públicas do município. Dois dias depois, o Ministério da Saúde disponibil­izou à Comissão Provincial de Resposta à Covid-19 um lote de 1.500 testes rápidos para reforçar a capacidade de testagem na região. O porta-voz da Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19 explicou que uma equipa de técnicos da saúde será colocada no aeroporto Comandante Ndozi, no

Soyo, para rastrear os passageiro­s com destino a Luanda.

Sem avançar o número de testes serológico­s disponibil­izados para atender os passageiro­s, a fonte disse que a testagem será gratuita, tendo para o efeito solicitado aos viajantes chegarem cedo ao local. A província do Zaire já contabiliz­a mais de 100 casos positivos da Covid-19, distribuíd­os pelos municípios do Soyo (epicentro), Mbanza Kongo e Nzeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola