Jornal de Angola

Chefe de Estado pede maior responsabi­lidade

O Presidente de São Tomé e Príncipe empossou os novos membros do Governo a quem pediu um “maior sentido de responsabi­lidade” no desempenho das suas funções

-

O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, pediu, ontem, ao Governo, um maior “sentido de responsabi­lidade e seriedade” de forma a fazer face às “fraquezas internas” e responder aos “compromiss­os com os parceiros bilaterais e multilater­ais”.

“Gostaria de chamar a atenção de todos os membros deste Governo, particular­mente ao senhor PrimeiroMi­nistro, para que no vosso desempenho tenham sempre presente o sentido de grande responsabi­lidade e seriedade em todas as acções governativ­as, tendo em vista as nossas fraquezas internas e os compromiss­os bilaterais e trilaterai­s”, disse Evaristo Carvalho, citado pela Lusa.

O Chefe de Estado falava na cerimónia de posse dos novos membros do Executivo, que decorreuno­salãonobre­doPalácio Presidenci­al, em São Tomé. Edite dos Ramos Tem Jua, Cílcio Pires dos Santos e Aerton do RosárioCri­sóstomofor­aminvestid­os,respectiva­mente,noscargos de ministra dos Negócios Estrangeir­os, Cooperação e Comunidade­s, dos Assuntos Parlamenta­res, Reforma do Estado e Descentral­ização e do Turismo e Cultura. Eugénio Vaz do Nascimento tomou posse como secretário de Estado das Obras Públicas, Ambiente e Ordenament­o do Território.

“Durante a minha vida política,pugnei-meporumtra­balho sério, responsáve­l e honesto, dentro de um ambiente de cooperação, tranquilid­ade, coesão social, ponderação e estabilida­de”, lembrou Evaristo Carvalho, num curto discurso de pouco mais de dois minutos.

O Chefe de Estado lembrou que, por ocasião da celebração da festa nacional, em 12 de Julho passado, lançou um apelo “para se chegar a um entendimen­to nacional com vista à definição de um plano de desenvolvi­mento futuro” para a sociedade são-tomense, apelando ao Governo para trabalhar “com ponderação e muita cooperação para o desenvolvi­mento de São Tomé e Príncipe”.

O Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus, considerou a remodelaçã­o do Governo como “um processo normal, sem dramas depois de mais de um ano e meio de desgaste inerente ao próprio processo de governação”. “As permanênci­as, as saídas, as entradas e as reafectaçõ­es fazem parte deste processo, sobretudo porque nós quisemos reajustar a estrutura, os carretos do sistema, à nova dinâmica social, cultural, política e financeira nesse processo de retoma da Covid-19”, disse Jorge Bom Jesus.

Uma nova dinâmica na Governação

O Chefe do Governo explicou que esta remodelaçã­o surgiu no âmbito de “uma nova dinâmica para se poder resolver os problemas mais candentes do povo de São Tomé e Príncipe, sobretudo melhorando os padrões de vida do povo”.

Jorge Bom Jesus expressou “gratidão pelo trabalho prestado” aos membros “que saem” do Executivo e prometeu trabalhar com outros órgãos de soberania para a “estabilida­de política, governativ­a e a paz social para tirar o país da situação em que se encontra”.

“O eterno recomeço não traz benefícios para ninguém”, disse o Primeiro-Ministro, que se compromete­u a “garantir um relacionam­ento institucio­nal saudável com todos os órgãos de soberania, em particular o Presidente da Republica”. “Nós precisamos de dar uma imagem de políticos com toda a responsabi­lidade, até porque precisamos de defender a imagem de São Tomé e Príncipe”, disse Jorge Bom Jesus.

O governante considerou ser necessário “tirar ilações desta crise política”, que classifico­u como uma oportunida­de: “Acaba por ser geradora de oportunida­des para que possamos repensar as nossas condutas em termos de relacionam­ento futuro”.

A remodelaçã­o governamen­tal ocorreu depois de o Executivo ter retirado a confiança política ao procurador­geral da República, Kelve Nobre de Carvalho, motivando duras críticas do Presidente sãotomense, que exigiu ao Governo a sua “retratação imediata”.

 ?? DR ?? Presidente de São- Tomé e Príncipe, Evaristo de Carvalho, conferiu posse a novos dirigentes
DR Presidente de São- Tomé e Príncipe, Evaristo de Carvalho, conferiu posse a novos dirigentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola