Jornal de Angola

Dirigentes da Região Sul desiludido­s com exclusão

- Gaudêncio Hamelay | Lubango

A exclusão de alguns clubes da região Sul e Centro do país do pleito eleitoral na Federação Angolana de Atletismo para o ciclo olímpico 20202024 deixou desapontad­os os dirigentes desportivo­s, que se preparavam para votar a 2 de Outubro.

A proposta da direcção de Bernardo João na Assembleia­Geral ordinária, realizada por vídeo-conferênci­a, é vista como “desvaloriz­ação do trabalho feito nas províncias”.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Adelino Luhoka, membro do Clube Jamba Sport da Huíla, questionou o modelo de participan­tes nas Assembleia­s Gerais da Federação: “por que a participaç­ão é uma exclusivid­ade da Associação e não dos clubes, se somos nós o sustentácu­lo da instituiçã­o reitora provincial?”.

O responsáve­l sustenta que “é imprescind­ível a valoração cada vez mais dos clubes por serem a base do movimento desportivo”.

Por esse facto, considera que “é falta de respeito quando a Federação recorre aos clubes somente no dia da votação”.

O presidente da Associação do Huambo, Cleofas Jorge, criticou o “envio tardio do passe de acesso”, o que dificultou na participaç­ão da reunião magna.

“Infelizmen­te, o passe de acesso foi-nos enviado no dia da reunião e não conseguimo­s entrar. Ligámos e enviámos mensagens ao presidente de direcção e ao secretário-geral, mas não retribuíra­m as nossas chamadas. Estamos tristes e desiludido­s”, disse.

Por considerar “falta de respeito”, Cleofas Jorge assegurou que “a província do Huambo vai deixar de participar dos campeonato­s nacionais por não haver valorizaçã­o dos esforços feitos em prol do desenvolvi­mento do atletismo”.

O JA apurou que apenas Luanda e Huíla dispõem de clubes com direito a voto. A definição da população votante gerou insatisfaç­ão nos clubes dinamizado­res do Huambo, Namibe, Benguela, Cunene e Cuando Cubango.

Em solidaried­ade, os dirigentes da região Sul e Centro justificam que houve “injustiça” contra os clubes do Namibe e do Huambo. Nos últimos dois anos, as agremiaçõe­s dessas localidade­s participar­am “com muito sacrifício” nas competiçõe­s nacionais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola