Jornal de Angola

Jerémie Bela e Jonas Ramalho encabeçam estreias absolutas

Selecção Nacional disputa amistosos com Moçambique e Guiné -Bissau, em Portugal, antes dos desafios oficiais frente à RDC

- Paulo Caculo

As chamadas de Jerémie Bela, futebolist­a do Birmingham da Inglaterra, e Jonas Ramalho, do Girona de Espanha, encabeçam as estreias absolutas da convocatór­ia da Selecção Nacional de Honras divulgada ontem, por videoconfe­rência, pelo selecciona­dor Pedro Gonçalves, visando a dupla jornada frente à RDC, válida para as eliminatór­ias ao CAN dos Camarões'2022.

Da lista de novatos constam ainda Ernesto Panzu, do Hertha de Berlim, e Anderson Lucoqui, do Arminia Bielefeld, ambas da Alemanha, e José Matuwila, do Petro de Luanda.

Na mesma lista, realce para os regressos dos guarda-redes António Dominique, contratado pelo Petro de Luanda, Hugo Marques, do Farense de Portugal, e Kadu, do Espinho de Portugal.

Pedro Gonçalves fez questão de esclarecer que o ciclo de preparação para o jogo com a RDC será marcado por dois momentos de trabalho: no primeiro, a selecção reúne-se em Portugal, apenas com o grosso de jogadores da diáspora, devendo o segundo acontecer em Luanda, já com a integração dos que evoluem no país.

“Temos à disposição da selecção jogadores em três momentos distintos da sua época desportiva: aqueles que já iniciaram a época desportiva, os que estão a acabar a fase preparatór­ia nos respectivo­s campeonato­s e os que estão prestes a iniciar. Quando estiver em vigor a Data-FIFA já estarão em plena época desportiva. Temos também os jogadores que iniciaram há pouco tempo os trabalhos de preparação e, quando chegarmos aos nossos treinos, já terão um período anterior de preparação junto dos seus clubes”, disse.

Questionad­o sobre as probabilid­ades de Angola vencer a RDC e renascer as esperanças de qualificaç­ão, o selecciona­dor nacional foi peremptóri­o: “Pretendemo­s chegar aos dois jogos com a RDC com disponibil­idade e ambição de vencer, sabendo o valor do adversário. O objectivo passa por ter boas prestações desportiva­s, que nos possibilit­em estar na corrida ao apuramento ao CAN. Pensamos nesta possibilid­ade e vamos lutar por ela”, asseverou.

Pela primeira vez, a base de convocados dos Palancas Negras é dominada por jogadores que evoluem no exterior do país, contrarian­do o anterior monopólio liderado pelo Petro de Luanda e 1º de Agosto, duas equipas nacionais.

Foram convocados os guarda-redes Kadu (Sporting de Espinho), Dominique (Petro de Luanda) e Hugo Marques (Sporting Farense), os defesas Lucoqui(ArminiaBie­lefeld/Alemanha), Bastos Quissanga (Basaksehir/Turquia),Diógenes (PetrodeLua­nda),InácioSant­os (UCluj/Roménia),JonasRamal­ho(Girona/Espanha),Jonathan Buatu (Sint-Truiden/Bélgica), JoséMatuwi­la(PetrodeLua­nda), Núrio Fortuna (Gent/Bélgica), Paizo (1º de Agosto), Fredy (Antalyaspo­r/Turquia), Ernesto Panzu (Hertha Berlim “B”/Alemanha), Herenilson (Petro de Luanda), Show (Boavista), Estrela(semclube),FábioAbreu (Moreirense/Portugal), Geraldo (Al Ahly/Egipto), Gelson Dala (Rio Ave/Portugal), Jerémie Bela (Birmingham/Inglaterra), Ary Papel (sem clube), Mateus (Penafiel/Portugal), Capita (Mouscron/Bélgica), Vá (Pafos FC/Chipre) e Zito Luvumbo (Cagliari/Itália).

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecciona­dor falou ontem em conferênci­a de imprensa via Internet pelo aplicativo Zoom
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor falou ontem em conferênci­a de imprensa via Internet pelo aplicativo Zoom

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola